Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

João Monlevade sedia I Encontro das Organizações da Sociedade Civil e Usuários

 

Publicado em: 03/12/2022 10:14

Whatsapp

 

 

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de João Monlevade compareceram à primeira edição do Encontro das Organizações da Sociedade Civil realizado na última terça-feira (29). O evento foi realizado na Casa da Cidadania por uma iniciativa da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem o objetivo de implementar o Fórum das Organizações da Sociedade Civil e Usuários, além de fortalecer as políticas públicas da assistência no município.

A coordenação do evento esteve por conta do especialista em Políticas Públicas e assessor técnico da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Elerson da Silva, que falou sobre as políticas públicas como direito. “O encontro foi muito bom. Senti a gestão da assistência social monlevadense muito comprometida com a organização não só dá pasta, mas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município, o que é fundamental”, comentou. O evento também contou com as representantes dos Fóruns da Organização da Sociedade Civil e de Usuários de Belo Horizonte, Iara Nogueira e Eveni Lopes da Silva.

Participação - O encontro teve duas etapas. Na primeira, participaram das atividades os representantes das organizações Vida Nova, Lar São José, Associação das Profissionais Domésticas e de Limpeza de João Monlevade (APDL), Cáritas Diocesana de Itabira, Associação dos Amigos do bairro Cruzeiro Celeste, Serviço Social Nossa Senhora da Conceição, Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Monlevade (Apasmon), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Maria Efigênia (AME) e Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode) e também do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A segunda etapa foi voltada para os usuários dessas entidades.  
 

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Virgínia Lima Pires, avalia que o encontro foi de grande importância para as organizações. “A Prefeitura criou mais uma oportunidade para fortalecimento da sociedade civil e estimular cada dia mais a participação na gestão das políticas públicas. Considero um olhar novo sobre a participação popular para que possamos colocar um novo modelo de organização fundamentado na união”, disse.
Para a responsável pela pasta, Marinete Morais, o encontro pode ser considerado a porta de entrada para a implementação do Fórum das Organizações da Sociedade Civil e Usuários no município. “A presença de todos contribui para que juntos possamos dar grandes passos na política da assistência social e fortalecimento do Suas no nosso município”, concluiu.