Prefeitura inaugura Centro de Reabilitação com atendimento pós-Covid

Publicado em: 27/08/2021 14:29

Prefeitura inaugura Centro de Reabilitação com atendimento pós-Covid

A Prefeitura de João Monlevade inaugura na próxima segunda-feira (30), às 17h, o Centro de Reabilitação, que além de abranger o Serviço de Fisioterapia Municipal (Sefim), terá ambulatório pós-Covid-19 e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). A inauguração será restrita, para seguir os protocolos sanitários de combate à pandemia.

A implantação do pós-Covid-19 é um compromisso de governo da atual administração municipal. Os novos serviços vão funcionar no prédio da Secretaria de Saúde, no bairro Belmonte.

O projeto foi elaborado pela fisioterapeuta Isabela Farias Guedes Beserra, coordenadora da Atenção Secundária em Saúde. Ela explicou que após infecção com coronavírus, estão sendo observadas muitas sequelas em pacientes, principalmente nos casos moderados e graves que necessitaram de internação.

“Após este período, os pacientes são encaminhados para reabilitação, principalmente para a fisioterapia. Como são muitas sequelas que estão sendo identificadas nesses casos, os pacientes necessitam de tratamentos que envolvem outros profissionais da reabilitação, como fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional”, enfatizou

Isabela Farias destaca que os pacientes terão equipe de reabilitação para tratar sequelas pós-Covid em somente um local. Neste projeto foi feita ampliação do espaço físico, pintura e reparos da estrutura hidráulica e elétrica por funcionários da Secretaria Municipal de Obras.

Além do Sefim, as obras abrangeram salas e corredores adjacentes que foram anexados ao espaço, para abrigar os novos serviços. “Agora o Sefim não é somente serviço de fisioterapia, ele passa a ser um centro de reabilitação que inclui o atendimento de sequelas pós-Covid e o RCPD”, concluiu Isabela Farias.