Marco: cobertura de ESF quase dobra em João Monlevade

Publicado em: 07/10/2022 16:50

Marco: cobertura de ESF quase dobra em João Monlevade

Em menos de dois anos, percentual saltou de 39% para 73,3% com a atual gestão

A Prefeitura quase dobrou a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em João Monlevade. Quando a atual administração assumiu, a cidade tinha 39% de cobertura. Com apenas um ano e nove meses de governo, o número subiu para 73,3%.

O percentual é um marco para o município, resultado de excelência em gestão de Saúde e investimento na Atenção Básica. Quando a administração atual assumiu, a cidade possuia 13 equipes de ESF, das quais apenas nove eram credenciadas no Ministério da Saúde e somente uma estava completa com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Hoje, o município possui 17 equipes de ESF, sendo que 16 estão credenciadas no Ministério da Saúde e uma está em fase de credenciamento. Além disso, 13 equipes de ESF estão completas. A cidade ainda conta com uma equipe de Atenção Primária que auxilia na cobertura. Para isso, desde 2021, somente para o ESF, foram contratados 37 Agentes Comunitários de Saúde, seis técnicos em enfermagem, dez enfermeiros e dez médicos.

Prioridade

Para o atual governo a cidade tinha uma cobertura de ESF muito baixa, muito aquém do que um município do porte de João Monlevade deveria ter. Por isso uma das prioridades do governo era aumentar essa cobertura. O trabalho exigiu dedicação dos servidores da Saúde que estão gerando os primeiros frutos.

A administração crê que o investimento terá reflexos não só agora mas ainda mais no futuro. Ao investir na saúde da família, a Prefeitura prioriza a prevenção e o acompanhamento dos pacientes para que eles não precise remediar mais à frente.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, destacou que um dos pilares do atual governo é a ampliação e o fortalecimento da Atenção Básica. “Percebemos que a maioria dos problemas que a população enfrenta na Saúde está ligada ao setor, por esse motivo era fundamental ampliar a cobertura de ESF. Nosso intuito é terminar o mandato com no mínimo 95% de cobertura”, salientou.

Compromisso

A coordenadora do ESF, Lilian Silva de Sá Borges, enfatizou a dedicação e o trabalho constante para garantir acesso à Saúde para toda população de João Monlevade. “Com o apoio do governo, mesmo no período da pandemia da Covid-19, conseguimos aumentar as equipes de ESF e as de Atenção Primária com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde”, reforçou.

Já a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Renata Caroline Bráulio de Moura, ressaltou os compromissos da atual administração. “O aumento da cobertura de ESF mostra o comprometimento da gestão com a Saúde e, consequentemente, com a vida do cidadão monlevadense”, finalizou.