Prefeitura propõe a municípios vizinhos ações para reduzir mortalidade materna

Publicado em: 29/08/2022 16:43

Prefeitura de João Monlevade propõe a municípios vizinhos ações para reduzir mortalidade materna, infantil e fetal

No dia 12 de Agosto, a Prefeitura de João Monlevade promoveu mais uma reunião do Comitê Intermunicipal Compartilhado de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de João Monlevade. O objetivo foi compartilhar com os municípios vizinhos, propostas de ações com o objetivo de reduzir os óbitos evitáveis.

As propostas foram discutidas em reunião intersetorial realizada pelo Executivo no dia 1º de agosto (foto) com a divisão de Saúde Mental, o programa IST/Aids, Hospital Margarida, Atenção Primária à Saúde, Estratégia em Saúde da Família (ESF), Conselho Tutelar e Vigilância em Saúde (Visa).

As ações envolvem a formação continuada para profissionais da saúde, estratégias de avaliação e monitoramento de resultados, campanhas educativas que envolvam gestantes e bebês. O intuito é reduzir os óbitos maternos, infantis e fetais, conforme compromissos pactuados no Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) e Agenda 2030.

O comitê foi criado em 2003, em João Monlevade, como uma iniciativa do município. Desde então evoluiu com a criação de fluxograma de funcionamento, a inclusão de profissionais da enfermagem na vigilância do óbito, a integração do Comitê Hospitalar e Municipal, se tornando um comitê regional, com o envolvimento das cidades de Nova Era, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, cuja maternidade de referência encontra-se no Hospital Margarida.

Na atual gestão, o comitê passou a promover encontros mensais, de forma contínua e efetiva, realizando investigações de óbitos e propondo ações para sua redução.