Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Caminhada e Seminário chamam atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes

 

Publicado em: 17/05/2024 08:53

Whatsapp

 

Caminhada e Seminário chamam atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes

Em adesão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está organizando uma série de atividades para conscientizar e mobilizar a comunidade sobre esse grave problema.

Uma das iniciativas principais é a realização de uma caminhada, que partirá da Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (17), às 8h. Sob o tema do "Maio Laranja", a caminhada visa reunir diversos segmentos da sociedade em uma demonstração pública de repúdio à violência sexual infantil.

Segundo a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de João Monlevade, Tatiana Meireles Siqueira, a ação anual tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o enfrentamento e prevenção desse tipo de violência.

Seminário

A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ganha destaque em João Monlevade com a realização do 3º Seminário Maio Laranja. O evento, que está agendado para os dias 20 e 21 de maio, no Sest/Senat, reúne uma série de palestras e debates com o intuito de promover a conscientização e propor ações concretas para combater essa forma de violência.

Com vagas limitadas, o seminário tem como tema "Todos Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Especialistas abordarão temas como os sinais e sintomas da violência sexual, o papel da educação no enfrentamento dessa questão, as atribuições do Conselho Tutelar e da Delegacia Especializada no atendimento às vítimas, a escuta especializada, o fluxograma de atendimento e o depoimento especial como formas de proteção às vítimas de violência sexual.

O seminário conta com a participação de profissionais de diversas áreas, como psicologia, assistência social, saúde e direitos humanos, além de representantes de instituições locais e da comunidade em geral. O evento reafirma o compromisso de João Monlevade em enfrentar essa grave violação dos direitos das crianças e adolescentes e em promover uma cultura de proteção e cuidado em relação a esse público vulnerável.

Blitz Educativa

Uma Blitz Educativa sobre violência sexual infantil, realizada nesta semana em João Monlevade, trouxe à tona a importância da segurança nas estradas e vias urbanas. A ação, que abordou caminhoneiros em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal e também motoristas e pedestres no bairro Cruzeiro Celeste, teve como objetivo principal promover a conscientização sobre medidas essenciais para prevenir acidentes e proteger a vida de todos os usuários das vias. Durante a blitz, além de orientações sobre segurança viária, foram distribuídos materiais informativos. Um destaque foi a divulgação do telefone Disque 100, canal destinado a receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, visando incentivar a comunidade a denunciar casos de violência sexual e contribuir para a proteção dos mais vulneráveis.