Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Inaugurada em João Monlevade residência inclusiva para deficientes

 

Publicado em: 23/02/2024 13:39

Whatsapp

 

Inaugurada em João Monlevade residência inclusiva para deficientes

Serviço é marco para a cidade e será totalmente custeado com recursos próprios

A  Prefeitura de João Monlevade inaugurou nesta segunda-feira (19) o serviço de Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o trabalho é inédito no município e será totalmente custeado pela Prefeitura.

Como o Sistema Único de Assistência Social (Suas) preconiza que o endereço da Residência Inclusiva não pode ser divulgado, a inauguração ocorreu em uma cerimônia realizada no auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura. No entanto, mais informações sobre o serviço podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social.

Mudança de Paradigma
A secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais explicou que o novo serviço tem o propósito de romper com a prática do isolamento de pessoas com deficiência. “A Residência Inclusiva é uma mudança de paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. É uma residência adaptada, com estrutura física adequada, localizada em área residencial”, informou Marinete Morais.

A coordenadora da Residência Inclusiva, Leilane Caroline de Freitas, disse que o local conta com equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas das pessoas acolhidos. A residência tem capacidade para acolher 10 pessoas.

“A finalidade é propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e a convivência”, concluiu.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, Revetrie Teixeira (MDB), o 1º secretário da Câmara Municipal, vereador Pastor Lieberth (DEM), o líder do governo na Câmara, vereador Belmar Diniz (PT), o vereador Gustavo Prandini (PCdoB), o vereador Leles Pontes (Republicanos) e Elizete Estopa assessora da deputada estadual Macaé Evaristo (PT).

Também prestigiaram o evento o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Bicalho, o procurador jurídico do município, Hugo Lázaro Martins, a secretária de Educação, Maria do Sagrado Coração Santos, o secretário de Administração Gilberto Barcelos e a diretora executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto de Melo Lopes.