Secretaria e Conselho Municipal dão início às pré-conferências de Saúde

Publicado em: 17/03/2023 07:52

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade e o Conselho Municipal de Saúde deram início na noite dessa quarta-feira (15) às pré-conferências municipais do setor. As reuniões ocorrem em áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e objetivam discutir com a população a situação da área no município, em especial, no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos encontros, a comunidade tem a oportunidade de se manifestar sobre o serviço público de saúde prestado na cidade e sugerir ações para melhorar os serviços oferecidos. As pré-conferências antecedem a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 30 e 31 de março no Anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade.

Na noite da última quarta-feira, a reunião foi realizada na Escola Municipal Cônego Higino, no bairro Santa Bárbara. Nesta quinta-feira (16), a pré-conferência ocorre na sede da Prefeitura. Já na sexta-feira (17) será na Escola Municipal Cicinha Moura, no Planalto. As pré-conferências retomam na semana que vem, com os encontros na Congregação Mariana, no Centro Industrial, na terça-feira (21); na Ufop, no bairro Vera Cruz, na quarta-feira (22) e se encerram na quinta-feira (23), no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste. As reuniões têm início sempre às 19h.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico Luiz Fernando do Amaral, as pré-conferências, além de serem um pré-requisito para a realização da Conferência Municipal, são uma ótima oportunidade para a população expor sua opinião sobre o serviço público de saúde e sugerir mudanças, melhorias e adequações. “As pré-conferências e a Conferência são um instrumento extremamente democrático que objetiva ouvir os usuários do sistema público de saúde, que, sem dúvida, são aqueles que vivenciam de perto as rotinas de atendimento e os serviços. É um momento muito importante para a saúde do município e a participação da comunidade é fundamental”, destacou Amaral.