Autor de best seller infantojuvenil faz palestra para educadores da rede municipal

Publicado em: 02/02/2023 16:03

Autor de best seller infantojuvenil faz palestra para

educadores da rede municipal de João Monlevade

O escritor Ilan Brenman, autor de mais de 80 livros infantojuvenil, participou na noite dessa quarta-feira (2), da abertura do ano escolar da rede municipal de ensino de João Monlevade. O encontro, realizado no anfiteatro do Centro Educacional, reuniu gestores da educação, professores da rede municipal, monitores de creche e de alunos com deficiência.

Com o tema: “A importância de contar e ler histórias na era digital”, Ilan Brenman, com pequenos contos do dia a dia provocou os educadores sobre a necessidade da leitura e dos livros no mundo digital, no qual todos vivemos apressados, em meio à agitação e ansiedade. “Toda essa relação da palavra e da linguagem na infância é fruto das histórias que escolhemos e contamos. Algo essencial e necessário para os dias de hoje”, destacou.

De forma didática, o autor também ensinou à plateia como prender atenção das crianças e jovens com a leitura. Além de incentivar a contação de histórias que despertem diversos sentimentos como alegria, tristeza, dor, separação e superação. “As crianças do mundo todo sonham. Elas querem os pais sempre por perto, têm ansiedade e precisam de palavras de encorajamento. Os mais novinhos riem de escatologias e têm pesadelos. É por aí que entramos com as histórias. Esse é o caminho”, explicou.

Por fim, Ilan Brenman, chamou atenção para a presença do celular nas famílias e com as crianças desde pequenas. “Os livros criam marcas afetivas e memórias que o celular não criará”, enfatizou o escritor que, parafraseando Rubens Alves, finalizou: “o livro é um brinquedo que nunca gasta”.

Após a palestra, o escritor respondeu perguntas dos educadores e autografou exemplares de suas obras.

Gestores destacam avanços

Na abertura da palestra, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, destacou os avanços no setor como ampliação no número de vagas na educação infantil e de recursos tecnológicos, reestruturação dos espaços físicos, valorização profissional e a gestão democrática e transparente com a eleição de diretores e vices pela comunidade escolar.

“Melhorar a educação requer esforços intencionais e é preciso assegurar que todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados. Precisamos promover alternância de protagonismo entre educadores e alunos em uma relação de interdependência”, frisou a secretária de Educação.

Representando o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), endossou o discurso da secretária de Educação e reafirmou o compromisso da administração municipal em investir na melhoria da educação pública.

“Os avanços na educação são gritantes, os educadores dos anos anteriores sabem como era e como estamos. Um dos avanços é a posse dos diretores e vices. Estamos e vamos melhorar ainda mais. Em breve iremos entregar uma importante creche no bairro José de Alencar com mais de 400 vagas para educação infantil. Além disso, sabemos que é preciso evoluir, principalmente na questão do piso dos professores. Como gestores do município vamos transformar a educação juntos”, finalizou.