Prefeitura decreta situação de emergência por causa das fortes chuvas na cidade

Publicado em: 29/11/2022 07:59

A Prefeitura de João Monlevade decretou, nessa segunda-feira (28), situação de emergência nas áreas do município que foram afetadas pela chuva forte. O município, que vinha se recuperando de um temporal que caiu no dia 15 de novembro, voltou a registrar altos índices pluviométricos nos últimos quatro dias. As duas tempestades somadas geraram um volume de 185 milímetros de chuva. A administração municipal justifica o decreto devido à sobrecarga dos serviços de limpeza e recuperação da cidade em função das duas chuvas fortes em período tão curto.
De acordo com a gestão, com o temporal de sábado (26) houve ocorrência de pontos de alagamentos, inundações em casas, queda de muros e barrancos, sendo o local mais atingido o bairro Egito.

O decreto 186 de 2022 publicado na manhã dessa segunda-feira, autoriza a mobilização de órgãos municipais para desempenhar ações imediatas em resposta aos problemas provocados no período chuvoso, bem como a execução de serviços para reconstrução de locais atingidos. Além disso, ficam autorizados às autoridades administrativas e aos agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar evacuação.

Desalojados

Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, duas famílias do bairro Egito ficaram desalojadas, um total de cinco pessoas. Elas foram abrigadas em casas de parentes e amigos próximos. Uma delas perdeu todos os móveis, eletrodomésticos e utensílios com a lama que entrou na residência. Elas receberam colchões, material de limpeza e também serão vacinadas contra hepatite A, doença transmitida por meio de água e alimentos contaminados.

Das 11 famílias que ficaram desalojadas com a primeira chuva do feriado do dia 15 de novembro, dez já retornaram para suas residências e apenas uma ainda está na Casa de Passagem (Albergue Municipal).