Prefeitura apresenta método de trabalho para licitação do transporte coletivo

Publicado em: 21/02/2022 16:13

Audiência Pública

Prefeitura de João Monlevade apresenta método de trabalho para licitação do transporte coletivo

Na sexta-feira (18), a Prefeitura de João Monlevade realizou na Câmara Municipal a primeira audiência pública para debater a Concessão do Serviço de Transporte Público Coletivo na cidade.

A reunião foi conduzida pelo Procurador Geral do Município, Hugo Lázaro Marques Martins. Durante a audiência, o engenheiro Ricardo Mendanha, sócio diretor da empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, apresentou o método de trabalho que definirá os critérios da licitação do transporte coletivo.

Selecionada pela Prefeitura para dar consultoria na elaboração do edital da licitação, a Cidade Viva prestou o mesmo serviço para as cidades como Natal no Rio Grande do Norte, Aracaju em Sergipe, Montes Claros em Minas Gerais, Maringá no Paraná, Gravataí no Rio Grande do Sul, Serra no Espírito Santo e Maricá no Rio de Janeiro.

Conforme, Ricardo Mendanha funcionários contratados pela Cidade Viva já estão entrevistando moradores para saber, entre outras coisas, a forma como a população se desloca e para quais locais. “Dividimos a cidade em 16 regiões e começamos a coletar informações sobre deslocamento dos moradores de uma região para outra”, explicou.

Quanto ao serviço, o consultor explicou que é preciso aumentar a qualidade, com uma nova rede de transporte, bilhetagem, informação de usuários e renovação da frota de ônibus.

“Qual a rede de transporte que queremos? Quais linhas? O que a empresa que vai ganhar a licitação tem que cumprir? Quais são as penalidades que ela vai sofrer? Qual o regulamento de transporte? Temos que deixar bem claro o que a cidade quer e como vai ser este novo contrato”, resumiu.

O cronograma de trabalho prevê atividades introdutórias e pesquisas em fevereiro, com o resultado computado em março. Em abril serão elaboradas as matrizes de viagem e concepção da rede de serviços de transporte. Em maio ocorre nova audiência pública e entrega da minuta do edital do transporte. Em junho começa o processo licitatório com o acompanhamento da consultora.

Ministério Público e Câmara Municipal

A reunião foi prestigiada pelo Promotor de Justiça da Comarca, Igor Citeli Fajardo Castro, convidado pela Prefeitura. O promotor fez parte da mesa diretora dos trabalhos, juntamente com Hugo Martins, Ricardo Mendanha e o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Maciel (Podemos).

Tanto o presidente da Câmara como o promotor parabenizaram a Prefeitura pela iniciativa e pela transparência na condução do processo de concessão. Também estiveram presentes o chefe do Setor de Trânsito e Transportes (Settran), José Jayme; o assessor de Governo, Gentil Bicalho, e o presidente da Acimpode, Elias Gonçalves.

Diversos vereadores compareceram à audiência, dando sugestões e tirando dúvidas. Estavam presentes: Marcos Dornelas (PDT), Belmar Diniz (PT), Bruno Braga “Cabeção” (Avante), Fernando Linhares (Democratas), Leles Pontes (Republicanos), Pastor Lieberth (Democratas), Percival Machado “Dr. Presunto” (PDT), Rael Alves (PSDB), Revetrie Teixeira (MDB), Thiago “Titó” (PDT) e Vanderlei Miranda (PL).