Prefeitura cria Centro de Atendimento de Síndromes Gripais

Publicado em: 15/01/2022 15:42

Prefeitura cria Centro de Atendimento de Síndromes Gripais

Serviço funcionará na UBS Cidade Nova e atenderá pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19

A partir de segunda-feira (17), pessoas com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19 serão atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova. O local abrigará o Centro de Atendimento de Síndromes Gripais criado pela Prefeitura de João Monlevade, diante do aumento de casos de gripe e do novo cenário da pandemia de coronavírus.

Inicialmente a unidade vai atender de 8h as 17h de segunda a sexta-feira e também fará a coleta de testes de Covid-19, em pacientes que passarem pela triagem no local.

A definição sobre o novo serviço ocorreu após a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, se reunir com todas as gerentes das UBS de João Monlevade e técnicos da Vigilância em Saúde (Visa), na tarde de sexta-feira (14).

Cenário reavaliado

O objetivo da reunião foi avaliar as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde, desde que o município registrou um aumento de casos de gripe e Covid-19, bem como traçar novas ações para enfrentamento da crise sanitária.

Raquel Drumond explicou que um levantamento realizado pela Atenção Primária em Saúde demonstrou que do dia 10 a 13 de janeiro as unidades de saúde de João Monlevade atenderam 934 pessoas. Desse total 221 testaram positivo para Covid-19 o que corresponde a 23,7% dos atendimentos.

A maior parte dos atendimentos são referentes a gripe. Por este motivo, decidimos por abrir um Centro de Atendimento de Síndromes Gripais, que abrange não só os casos de gripe, mas também os de Covid - 19, até porque ambas as doenças possuem os mesmos sintomas” afirmou Raquel Drumond.

Vacinação de crianças

A secretária de Saúde enfatizou que o serviço se concentrará em um único local, porque na próxima semana a Prefeitura receberá as vacinas contra o coronavírus, destinadas as crianças. Como a vacinação vai abranger diversas unidades de saúde, durante a reunião ficou definido que a melhor solução é evitar que pacientes com síndromes gripais dividam o mesmo ambiente que as crianças que forem vacinar.