Prefeitura de João Monlevade compra Casa do Bem Viver no Cruzeiro Celeste

Publicado em: 22/12/2021 08:46

Com duas décadas de história enraizada no campo da assistência social, a Casa do Bem Viver, localizada na rua Nova York no bairro Cruzeiro Celeste, agora pertence ao povo de João Monlevade. Na última quinta-feira (16), a Prefeitura recebeu parecer favorável do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais quanto à desapropriação do imóvel para o município. O local foi adquirido por R$2.276.304,50 e o valor já foi depositado em conta judicial aos herdeiros proprietários. Anteriormente, eram pagos R$10.167,67 pelo aluguel do espaço.

Na Casa do Bem Viver funcionava a sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Devido à falta de manutenção e reforma do espaço em anos anteriores, a estrutura do imóvel foi se deteriorando. Diversas rachaduras, infiltrações e outros problemas foram detectados durante vistoria, o que inviabilizou receber a comunidade no local. Com isso, o Cras foi transferido para outro espaço para, assim, receber a comunidade.

História

A Casa do Bem Viver foi instalada na primeira gestão de Dr. Laércio Ribeiro como prefeito da cidade (1997-2000). Além de ter sido sede do Cras em anos anteriores, o local também foi um braço da Fundação Casa de Cultura com aulas de pintura, violão, dentre outros. Na época, foram implantados gradativamente diversos projetos que atendiam gestantes, crianças e grupos da terceira idade.   Também foi palco de diversas ações para a comunidade com aulas de grafite, circo, dentre outras.