Prefeitura e CMDCA oficializam parcerias com organizações da sociedade civil

Publicado em: 17/12/2021 09:19

Este ano o recurso total repassado foi de R$ 346 mil. Para 2022, a ArcelorMittal anuncia o repasse de R$ 500 mil

As Organizações da Sociedade Civil de João Monlevade (OSC´s) que trabalham diretamente com crianças e adolescentes estiveram reunidas no auditório Leonardo Diniz (sede da Prefeitura) na última quarta-feira (15).  O encontro teve como objetivo oficializar a parceria entre o município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA) e as entidades contempladas pelo recurso repassado ao Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FMIA), no valor de R$ 346.260,67.

Repasse de meio milhão

Na oportunidade, o gerente da ArcelorMittal, Vander Neves anunciou que no próximo ano, a empresa irá repassar ao FMIA, meio milhão de reais. Segundo Vander, o valor ultrapassa a marca histórica da doação da siderúrgica ao Fundo e vai auxiliar ainda mais nos projetos executados pelas organizações da sociedade civil.

O anúncio foi recebido com aplausos pelos representantes das OSC´s, em especial a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dircinha Vasconcelos. “Essas lágrimas são de alegria e pelo tanto que poderemos fazer com este recurso e com as doações de outras empresas”, comentou.

Fundo

O Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMIA) tem por objetivo captar recursos e financiar projetos referentes à garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em João Monlevade, ArcelorMittal, Cemig e Poder Judiciário são um dos maiores doadores ao Fundo, além de pessoas físicas. A contribuição é feita por meio da dedução do Imposto de Renda.

As organizações da sociedade civil contempladas pelos recursos do Fundo tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).   As entidades puderam apresentar projetos de até R$ 40mil e obrigatoriamente deverão prestar contas de como o recurso será disponibilizado.

Presenças

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos), a presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Dircinha Vasconcelos, a secretária de Assistência Social, Marinete Moraes, a representante do Poder Judiciário Luana Caldeira Fernandes bem como o gerente dos Recursos Humanos da ArcelorMittal, Vander Neves e representando os doadores, Sebastião Joaquim, além do vereador Bruno Cabeção (Avante).

Entidades beneficiadas:

1-    Associação dos Amigos do Bairro Cruzeiro Celeste - o projeto prevê oferta de cestas básicas; gás de cozinha e pequenas melhorias na estrutura da sede.

2-    Associação Metodista de Assistência Social - O plano de trabalho prevê reparos na estrutura da sede para atender as crianças e adolescentes em seu retorno às atividades pós-pandemia.

3-    Associação Maria Efigênia - O projeto apresentado tem como objetivo realizar ações que visam a segurança alimentar vinculada à manipulação da multimistura (farinha nutricional).

4-    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - O recurso pretende adequar os espaços físicos utilizados na sede da Apae em terapia para garantir o atendimento presencial com segurança, ampliar os espaços terapêuticos, equipar nova sala com gaiola de habilidades, faixas de suspensão, cintos, cordas elásticas e talas extensoras, dentre outros.

5-    Associação de Pais e Amigos dos Surdos de João Monlevade - O projeto da  entidade pretende acolher crianças e adolescentes deficientes auditivos e seus familiares bem como orientar e dar suporte aos deficientes auditivos e familiares por meio do  atendimento psicossocial, afetivo e lúdico.

6-    Cáritas Diocesana - O projeto “Educar para o Bem Viver” pretende propiciar às crianças e adolescentes princípios éticos e moral, onde possam viver o amor e respeito em suas comunidades e disponibilizando apoio e orientações sobre alimentação e nutrição.

7-    Projeto Vida Nova  - Por meio do projeto “Protegendo a Criança”, a entidade pretende realizar reformas e adaptações na sede, dentre outros.

8-    Rotary Clube de João Monlevade  - O projeto “Cuidar do Futuro”  prioriza o atendimento a famílias cadastradas pela entidadecom aquisição de  cestas básicas, dentre outros.

9-    Fundação Municipal Crê-Ser  - O projeto “Lavanderia Funcional” pretende favorecer uma melhor desinfecção e esterilização de roupas e promover mais saúde e qualidade de vida aos acolhidos;