Prefeitura entrega reforma da UBS do bairro Industrial na quinta-feira

Publicado em: 15/12/2021 14:53

Prefeitura entrega reforma da UBS do bairro Industrial na quinta-feira

Unidade já está sendo equipada para inauguração

Amanhã, quinta-feira (16) a Prefeitura reinaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Industrial. A unidade recebe o mobiliário e os equipamentos para atender a população logo após ser entregue à comunidade.

A UBS terá um consultório médico, um de enfermagem, um odontológico, um ginecológico com sanitário exclusivo; salas de vacina, de medicamentos, de curativos, de material esterilizado e de expurgo; depósito de resíduo hospitalar e depósito de material de limpeza.

O posto terá equipe de Estratégia de Saúde da Família (consulta médica e de enfermagem, entre outros), visita e acompanhamento dos agentes comunitários de saúde, vacinação de rotina, medicação e curativo.

Já o atendimento odontológico será disponibilizado a partir de janeiro. A reforma não previa o serviço. Porém, após o prefeito Dr. Laércio Ribeiro assumir a Prefeitura, o projeto foi alterado para que a unidade possa ter dentista a disposição da comunidade.

A necessidade de implantação do serviço foi identificada e proposta pela secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond e pelo cirurgião dentista George Moreira Costa que atualmente coordena a divisão de Saúde Bucal do município.

Uma cadeira odontológica, com compressor de ar e bomba de vácuo já estão na unidade desde a semana passada e os demais insumos e aparelhos para este tipo de serviço serão instalados logo que o atendimento tiver início.

A reforma ainda incluiu construção de um segundo pavimento, onde ficará a equipe da Estratégia de Saúde da Família, com uma sala maior para as Agentes de Saúde Comunitária, uma sala para a coordenadora da equipe, vestiário, uma pequena sala de arquivo e uma cozinha de apoio.

Foi criada no pavimento térreo uma sala de espera com capacidade para 25 pessoas sentadas confortavelmente. O prédio segue as normas de acessibilidade com rampa adaptada para pessoas com deficiência de mobilidade e cadeirantes e conta, inclusive, com um banheiro exclusivo para pessoas com deficiência.