Quatro postos de saúde retomam atendimento odontológico de urgência e emergência

Publicado em: 01/12/2021 13:51

Acompanhamento odontológico das gestantes também é retomado

A partir desta quarta-feira, dia 1º, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retoma parcialmente os atendimentos odontológicos em quatro unidades básicas de saúde do município. Por enquanto, serão realizados apenas atendimentos de emergência/urgência e o acompanhamento odontológico das gestantes.

O serviço será ofertado no Centro de Saúde Padre Hildebrando, Centro de Saúde Santo Hipólito, Centro de Saúde Monlevade Centro e Centro de Saúde Laranjeiras, além de manter os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Loanda.

O coordenador do setor de Saúde Bucal da Prefeitura, George Moreira Costa, destaca que o objetivo é ampliar e facilitar o acesso dos usuários ao atendimento, há muito tempo paralisado devido à Pandemia da Covid-19.

Ele explica que em breve o atendimento será estendido às unidades de saúde dos bairros Cidade Nova e Industrial. Os consultórios odontológicos do Centro de Saúde Novo Cruzeiro e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carneirinhos (antiga Policlínica) devem demandar mais tempo para voltar a funcionar porque necessitam de reformas estruturais.

Urgência e emergência

São considerados atendimentos de emergência: os casos de sangramento bucal não controlado; infecções graves com edema da face que possam comprometer as vias aéreas e trauma envolvendo os ossos da face com risco de comprometer as vias aéreas.

Já os casos de urgência são: dor intensa nos dentes (pulpite) ou na gengiva; dor causada por lesão de cárie extensa e traumatismos dentários (fratura ou movimentação do dente na boca).

George Costa enfatizou que estão sendo realizadas as adequações nos consultórios odontológicos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. O objetivo é manter a biossegurança durante a realização dos procedimentos e proteger tanto o usuário quanto os profissionais de saúde do risco de contaminação pelo coronavírus. “Estamos trabalhando para que, no ano que vem, o usuário tenha um atendimento odontológico de melhor qualidade”, concluiu.

Horário de atendimento

Para uma melhor organização no atendimento, recomenda-se que as pessoas procurem a unidade de saúde correspondente ao seu bairro. O atendimento será ofertado de segunda-feira à sexta-feira com os seguintes horários:

Centro de Saúde Santo Hipólito – 7h às 11h

Bairros: Santo Hipólito, Campos Elísios, Sion, Tanquinho I e II, Estância Burian

Centro de Saúde Padre Hildebrando – 7h às 11h

Bairros: Vila Tanque, Areia Preta