Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

“Carta de Intenções” traz propostas para recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos

 

Publicado em: 26/11/2021 09:59

Whatsapp

 

“Carta de Intenções” traz propostas para recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos

Fórum das Águas mobilizou especialistas ambientais em busca de soluções, troca de experiências e parcerias

O 1º Fórum das Águas Microbacia do Córrego dos Coelhos terminou com diversas propostas para a recuperação do curso d´água. Os participantes do evento, após discussão dos problemas e exposição da situação da microbacia por especialistas ambientais, apresentaram uma “Carta de Intenções” com ações que começam a ser desenvolvidas nos próximos dias.

A Microbacia do Córrego dos Coelhos abrange uma área aproximada de quatro quilômetros quadrados entre os municípios de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo e possui cerca de dez mil habitantes. Os problemas mais graves registrados ao longo da localidade são o assoreamento, o esgotamento sanitário, a ausência de mata ciliar, a disposição inadequada de resíduos sólidos, além de bota-fora e ocupação irregular das margens dos cursos d´água.

Para sanar as questões, uma das propostas é a confecção de um diagnóstico das áreas no entorno da Bacia, com mapeamento das características de relevo, uso e ocupação do solo, caracterização morfométrica e hidrológica, entre outros. Também foi sugerida a identificação de proprietários que possuem nascentes nos terrenos, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE para atender a região da Bacia, a criação de um decreto municipal para o cumprimento da NBR 9642, que são normas para cuidados com a rede pública de esgoto e NBR 8160 – Sistema Predial, bem como a realização de trabalho de educação ambiental com a população sobre o descarte correto de resíduos.

O ambientalista e um dos coordenadores do Fórum das Águas, Geraldo Magela Gonçalves Dindão, reforçou que o evento cumpriu o seu objetivo ao propor a construção de uma consciência ambiental na bacia, além de integrar as instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável da região.

O 1º Fórum das Águas foi idealizado e produzido pela Prefeitura de João Monlevade, juntamente do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) e Câmara Municipal.