Multas referentes ao rotativo representam menos de 8% das infrações de 2021

Publicado em: 12/11/2021 09:06

Multas referentes ao rotativo representam menos de 8% das infrações de 2021

De acordo com informações da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da Prefeitura de João Monlevade, das 7.403 multas de trânsito aplicadas no município em 2021, apenas 587 são referentes ao estacionamento rotativo, ou seja, 7,92% do montante. Os números compreendem o período entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.

Ainda segundo o setor, 6.816 multas são referentes a outras infrações, como dirigir o veículo manuseando ou segurando o aparelho celular (3.305 multas), a não utilização do cinto de segurança (949), avanços de sinais (39), estacionar em local e horário proibido especificamente pela sinalização (549), estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga e descarga (446), estacionar em local e horário de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (338), estacionar na contramão de direção (156), estacionar em vagas reservadas a pessoas com deficiência (106), estacionar em vagas reservadas aos idosos sem credencial (97), entre outras.

De acordo com o chefe do Settran, José Jayme de Figueiredo Franco, o setor continua firme em sua tarefa de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fazendo com que as mesmas sejam cumpridas por todos os condutores, sem distinção.

O setor ainda afirma que, diante do número de veículos que circulam em João Monlevade, o montante de multas é ínfimo, pois, além da frota do município, de 45 mil veículos, ainda existe a frota variável das cidades vizinhas e do estado, já que Monlevade é uma cidade polo da região e ainda é cortada pela BR-381, uma das mais importantes rodovias do país.