Prefeituras de João Monlevade e Rio Piracicaba buscam solução para problemas do bairro Egito

Publicado em: 18/10/2021 14:37

As prefeituras de João Monlevade e de Rio Piracicaba discutem uma forma de solucionar os problemas de infraestrutura e falta de água, que ocorrem no bairro Egito. Uma reunião com os moradores ocorreu na manhã de sexta-feira (15), na Prefeitura de João Monlevade.

O bairro é território de Rio Piracicaba, mas os moradores querem que a localidade seja integrada a João Monlevade. Porém, a questão territorial depende de aprovação na Assembleia Legislativa de Minas e demais órgãos, não podendo ser resolvida a curto prazo. Deste modo, representantes de ambos os municípios discutiram com os moradores formas de resolver os problemas mais urgentes, como o abastecimento de água.

Durante a reunião, ficou acordado que o Procurador Geral do Município de João Monlevade, Hugo Lázaro Marques Martins, e o Assessor Jurídico da Prefeitura de Rio Piracicaba, Francisco Pantuza Antunes, vão formular um termo de parceria que permita a João Monlevade pelo menos fornecer água para abastecer a comunidade. Uma nova reunião será marcada este mês, para apresentar a solução para os moradores.

Entenda

O bairro Egito, que pertence ao município de Rio Piracicaba, vem há anos sofrendo com problemas diversos como falta de infraestrutura e principalmente desabastecimento de água. Essa última questão vem se acentuado nos últimos meses, provocando uma série de reclamações por parte de quem mora na localidade.

O fornecimento de água da localidade é de responsabilidade do município vizinho, mas desde que assumiu a Prefeitura a atual administração vem abastecendo o bairro por meio de caminhões pipas de forma emergencial.

Convênio

Em 2018, a Prefeitura de Rio Piracicaba celebrou convênio com o município de João Monlevade, visando à execução de obras para a captação de água subterrânea. O acordo terminou no final do ano passado. Desde então, a atual administração de Monlevade vem tentando acordo com Rio Piracicaba para que a comunidade não saia prejudicada pela falta d´água.