Gestão territorial mais eficiente vai colocar João Monlevade na lista das Cidades Inteligentes

Publicado em: 04/10/2021 10:38

A Prefeitura de João Monlevade tem trabalhado para melhorar a eficiência do serviço público. Uma das ferramentas que está sendo implementada pela administração municipal é a de georreferenciamento.

O instrumento dará à Prefeitura apoio técnico para modernizar a gestão territorial e predial urbana do município. O serviço será prestado por empresa contratada por meio de processo licitatório.

O georreferenciamento, entre outras funcionalidades, vai possibilitar que o morador de João Monlevade tenha acesso a diversas informações da cidade com imagens em alta resolução, além de integrar ações da Prefeitura.

O processo permite ainda que a administração municipal elabore estratégias voltadas à saúde, infraestrutura e obras – com dimensionamento de ruas, serviços topográficos. Também será possível checar as condições sanitárias da cidade, realizar o gerenciamento dos estudantes das escolas públicas e monitorar áreas que precisam da Defesa Civil.

“Temos dois grandes objetivos com a realização do georreferenciamento no município, o primeiro deles é dar continuidade aos procedimentos de regularização fundiária, em especial nos bairros Cidade Nova, Pedreira e Sion. Além de ser um compromisso firmado com os moradores desses bairros, é também uma obrigação legal firmada com o Ministério Público Estadual por intermédio de um Termo de Ajuste de Conduta [TAC]. O segundo objetivo é conduzir a administração e a cidade para o conceito de Cidade Inteligente, que usam a tecnologia para captar, monitorar e usar de forma precisa os dados gerados em prol da população”, preconizou o procurador jurídico do município, Hugo Martins.