Conselho dos Direitos da Mulher é empossado e elege diretoria

Publicado em: 30/09/2021 08:08

Conselho dos Direitos da Mulher Monlevadense é empossado e elege diretoria

Na última terça-feira (28) foi realizada a posse das conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense no auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura de João Monlevade. Na ocasião, estiveram presentes as representantes de organizações da sociedade civil e da administração que foram indicadas para representar o novo Conselho, bem como o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais e o chefe de Gabinete Geraldo Giovani Silva.

Durante o encontro, o vice-prefeito Fabrício Lopes lembrou que mais da metade dos cargos comissionados atualmente na Prefeitura é ocupado por mulheres. “Uma das marcas da gestão do prefeito de nossa cidade, Dr. Laércio Ribeiro, é escutar a voz dos conselhos municipais empossados e toda forma de participação popular”, explica.

Já o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani, reforçou o compromisso da gestão em trabalhar de forma democrática com os conselhos e deu as boas vindas às novas conselheiras. A secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, destacou a importância da participação da sociedade civil no conselho e agradeceu a todas que se dispuseram em participar e pensar em políticas públicas para as mulheres. “Eu, enquanto mulher e negra, estou muito feliz com a efetivação do Conselho no município”, disse.

Diretoria

Para compor o Conselho, foram eleitas Maria Imaculada Marcelino Ferreira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade (Presidente), Renata Aparecida de Oliveira Braz, indicada pela Procuradoria Jurídica do município (vice-presidente), Rita de Cássia da Cruz Souza, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (1° secretária) e Ana Maria Domingues, indicada pela Cáritas Diocesana (2° secretária).

A nova presidente do Conselho, Maria Imaculada, comentou que a escolha pelo seu nome muito a enalteceu. “O nosso compromisso, juntamente com as demais componentes deste Conselho, é de avançar nas políticas públicas para as mulheres”, explica.

Maria Imaculada é monlevadense e esteve à frente de movimentos populares de direitos da mulher e no combate ao racismo e de toda forma de discriminação e de intolerância. Também exerceu o cargo de diretora de Relações Institucionais na Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Social do Governo de Minas Gerais na gestão 2015/2018.

Membros

Integram o Conselho dos Direitos da Mulher Monlevadense a Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode), Cáritas Diocesana de Itabira, Associação das Empregadas Domésticas e Lavadeiras (APDL), Lar São José, Serviço de Assistência Nossa Senhora da Conceição, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sind-Metal), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Serviço Público de João Monlevade (Sintramon), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de João Monlevade e Região (Apasmon), Colônia Bom Samaritano, Ordem dos Advogados  do Brasil (OAB-João Monlevade) e Associação dos Usuários do Serviço de Saúde Mental (Assume), além de membros indicados pela administração municipal.