Secretaria de Saúde de João Monlevade cadastra população do Planalto

Publicado em: 17/09/2021 10:32

Secretaria de Saúde de João Monlevade cadastra população do Planalto

Objetivo é traçar perfil dos moradores para implantar equipe de Estratégia em Saúde na região

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará um cadastro da população do bairro Planalto no próximo sábado (18). O trabalho é desenvolvido pela Atenção Primária em Saúde com o objetivo de conhecer o perfil dos moradores do bairro para auxiliar na criação da Equipe de Saúde da Família (ESF) que atenderá a comunidade.

A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Renata Caroline Bráulio de Moura, explicou que a localidade não tem ESF e este é o primeiro passo para implantar uma equipe para atender a população local.

A ESF do Planalto terá como base a unidade de saúde que está em construção na região do bairro Novo Cruzeiro. Por esse motivo, o serviço só será implementado quando a obra estiver concluída.

O cadastramento será realizado de casa em casa por quatro agentes comunitários de Saúde, uma enfermeira e um técnico de enfermagem. Eles vão preencher um formulário com informações de cada integrante da família, dados sobre a composição familiar, estado de saúde dos moradores, renda, trabalho, entre outros dados.

“Precisamos saber se em uma casa tem diabéticos, hipertensos, gestantes, além de informações que nos ajudarão a fazer um mapa para criar políticas públicas de saúde”, disse Renata Moura. Ela ressalta que, dessa forma, a ESF que será criada para atender o bairro prestará uma assistência melhor e com mais qualidade.

A coordenadora informou que o cadastramento deve ser concluído no sábado, mas poderá ser expandido para outros dias dependendo do resultado. “Os profissionais que farão o cadastramento vão percorrer todas as ruas do bairro e a nossa expectativa é de que as visitas sejam concluídas no mesmo dia” argumentou.