Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Servidores municipais aprovam e aderem ao PAI

 

Publicado em: 17/09/2021 08:49

Whatsapp

 

Servidores municipais aprovam e aderem ao PAI

Prefeitura de João Monlevade recebe mais de 100 pedidos para aposentadoria

O Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) da Prefeitura de João Monlevade tem adesão de mais de 100 servidores até o momento. 
Por meio do plano, a administração municipal concede incentivo de desligamento, o que  garante ao servidor aposentado o recebimento de metade do aviso prévio indenizado, 40% de indenização sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a integridade das verbas trabalhistas devidas quando da rescisão, entre outros direitos. 

O PAI foi implantado este ano, por meio do acordo coletivo firmado entre o Executivo e o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores do Serviço Público de João Monlevade (Sintramon). Como o plano é de incentivo, a adesão do servidor é facultativa e os funcionários ainda podem procurar a administração municipal para serem inseridos na proposta. 

Há mais de 30 anos trabalhando no setor de saúde, Rosemira da Silva, é uma das servidoras que fez adesão ao PAI mais recentemente. Ela conta que vai sentir muita falta dos amigos que conquistou na Vigilância em Saúde – último setor em que atuou, permanecendo por mais de 15 anos. “Agora é hora de descansar um pouco e dedicar à família. Vou ficar em casa, cuidando das minhas plantas e das minhas galinhas”, contou.

Funcionário do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) por mais de 40 anos, Roberto Quaresma de Morais, também recebeu incentivos para se aposentar. “O que mais importa é dedicar à família. O que tinha que fazer já fiz. Agora é dar continuidade ao que programamos. Saímos bem e desejo a todos que aderiram ao programa que possam gozar do fruto do seu trabalho, com saúde e muita paz. Quero agradecer à administração e ao DAE que nos ajudaram nessa jornada”, disse.

Homenagem à dedicação

No início da semana, Rosemira e Roberto, juntamente com mais dez colegas de trabalho, tanto da Prefeitura quanto do DAE, receberam homenagem pelos anos de dedicação ao serviço público. Foram entregues certificados em agradecimento aos funcionários. 

Durante a solenidade, o secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, enalteceu que é uma grande satisfação para a atual administração participar do momento tão esperado pelos servidores, que é a aposentadoria. Ele também falou sobre a conquista do funcionalismo e frisou que todos os homenageados ajudam na construção de João Monlevade. 

O discurso dele foi endossado pelo secretário geral do Sintramon, José Carlos Araújo, que apontou que o PAI é um grande ganho para os servidores. Ele também destacou que anteriormente o sindicato recebia muitas demandas para processo incentivado de aposentadoria, mas não conseguiam viabilizar os pedidos devido à falta de diálogo com os gestores anteriores.

Também presentes à homenagem, o diretor do DAE, José Afonso Martins, e o diretor adjunto da autarquia, Geraldo Amaral, foram unânimes ao expressarem gratidão pelos serviços prestados pelos colaboradores. José Afonso exaltou os servidores destacando ser o momento de realizarem os sonhos planejados durante todo o tempo trabalhado. Já Amaral destacou que os recém-aposentados são exemplos a serem seguidos. 

O chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, reforçou a importância do trabalho de cada servidor. “Temos que dar valor a cada coisa que fazemos. Vocês estão de parabéns porque hoje encerram uma fase da vida profissional. Que Deus dê saúde e discernimento para usufruírem desse novo tempo que conquistaram”.