Prefeitura prepara ponto de coleta para receber lâmpadas usadas

Publicado em: 17/08/2021 08:18

Prefeitura de João Monlevade prepara ponto de coleta para receber lâmpadas usadas

Com intuito de diminuir o descarte incorreto de lâmpadas queimadas na natureza, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou parceria com a associação Reciclus, para recolher os materiais.

A intenção é disponibilizar, de forma segura, um ponto para que as pessoas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta, transporte e destinação. O coletor já está na Secretaria de Meio Ambiente, que prepara os últimos detalhes para começar a receber os materiais inutilizados.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, o descarte correto é de suma importância para evitar degradação.  “Essa parceria com a associação vai possibilitar que os moradores de João Monlevade possam descartar suas lâmpadas em local adequado e gratuitamente”, explicou.

Reciclus

A empresa Reciclus opera a logística reversa das lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição. A associação não tem fins lucrativos e disponibiliza pontos de entrega do material em todo Brasil.

Lâmpadas são reaproveitáveis

Se o descarte das lâmpadas queimadas for feito corretamente, todos os componentes podem ser reaproveitáveis. O vidro e pó fosfórico são utilizados na fabricação de cerâmica e vitrificação de azulejos. Já os componentes metálicos são encaminhados para a indústria de fundição e automotiva e os plásticos são granulados e revendidos para diversos segmentos industriais.