Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura adquire câmara fria para Farmácia Municipal

 

Publicado em: 16/08/2021 08:56

Whatsapp

 

Prefeitura adquire câmara fria para Farmácia Municipal

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu uma câmara fria para a farmácia municipal. O aparelho foi instalado no setor no dia 23 de julho e começou a ser utilizado três dias depois.

Com capacidade de 280 litros, a câmara será utilizada para armazenar medicamentos de alto custo (basicamente biológicos, imunobiológicos e insulinas). A Prefeitura investiu R$11.600 nesta aquisição. Antes, os remédios eram depositados em refrigeradores convencionais do tipo frost free.

Responsável Técnica pelo setor, a farmacêutica Larissa Martins Reis explicou que o investimento tem grande importância para os usuários dos serviços de saúde, porque o adequado armazenamento de fármacos é um fator crucial para garantir eficácia ao tratamento de um paciente.

Segundo a especialista, a câmara de conservação assegura que os medicamentos termolábeis (sensíveis à ação da temperatura) sejam armazenados conforme os padrões de refrigeração, impede variabilidade de temperatura, além de evitar possíveis perdas de produtos em casos de quedas de energia, algo que não ocorre com o uso de refrigeradores convencionais.

“É de grande satisfação entregar aos pacientes o medicamento devidamente armazenado. Isso contribuirá para melhoria da qualidade de vida deles. É a primeira câmara de conservação adquirida para o setor. Agradecemos imensamente à gestão Municipal pela aquisição”, afirmou a farmacêutica.

Reestruturação

Este é o oitavo aparelho do tipo, comprado pelo atual governo com o intuito de melhorar a estrutura da Secretaria de Saúde. Outros sete, quatro de 280 litros e três de 140 litros, foram destinados a Vigilância em Saúde (Visa) para conservação de vacinas nos postos de saúde da cidade. Ao todo, a Prefeitura investiu R$86.800 com a compra das câmaras.