Prefeitura investe R$180 mil em artistas locais

Publicado em: 05/08/2021 08:50

Prefeitura investe R$180 mil em artistas locais

Atriz Mariana Nolaço / Divulgação

Este é o maior investimento da história em trabalhadores da cultura do município

Para fomentar a cultura e ajudar financeiramente os artistas monlevadenses afetados pela pandemia, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, lançou edital que destina R$ 180 mil para a classe. O investimento é o maior da história do município. Segundo a diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o aporte financeiro varia de R$1mil a R$3.500 para cada artista ou grupo.

“Além de fomentar e difundir a cultura local, a iniciativa visa apoiar a classe artística da cidade que foi gravemente prejudicada pela pandemia. A adesão tem sido boa”, comenta Nadja.

Música – O guitarrista e vocalista da Banda Concreto, Adriano Fidélis, é um dos artistas que já acessou o edital. Ele fará uma live acústica no anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade. O projeto conta com apresentação de músicas do rock nacional dos anos 80, além de clássicos de 1970 de Roberto Carlos. Adriano explica que foi muito fácil acessar o edital e indica que outros artistas façam o mesmo.

Teatro – A atriz Mariana Nolaço já se inscreveu e apresentará uma proposta pedagógica de oficina de teatro.  Sua expectativa é contribuir para que os monlevadenses possam ter acesso à arte gratuita e de qualidade. De acordo com Mariana, a sua oficina objetiva sensibilizar os participantes para os elementos que compõem o universo teatral. “É o primeiro edital que fomenta a arte e a cultura em João Monlevade desde muito tempo. É essencial que os artistas se mobilizem para participar, mesmo aqueles que sentem mais dificuldade quanto às burocracias. A Fundação Casa de Cultura se dispõe a ajudar todos, todas e todes”, explica a atriz, que em sua fala, contempla uma linguagem inclusiva de gênero.

Documentos - Para se cadastrar é necessário apresentar na Fundação Casa de Cultura os documentos pessoais, portfólio do artista ou grupo, comprovante de residência, dentre outros dados que podem ser conferidos no site da Prefeitura de João Monlevade por meio do link: https://pmjm.mg.gov.br/uploads/publicacao/EDITAL-DE-CREDENCIAMENTO-CASA-DE-CULTURA.pdf .

Dúvidas: Os artistas que estiverem com dúvidas sobre o edital podem ligar para a 3851-4499 ou ainda encaminhar as perguntas para o e-mail [email protected]. A Fundação Casa de Cultura fica na  rua Timóteo, 172 , bairro Lucília.