Prefeitura promove seminário de planejamento da administração pública

 

Publicado em: 30/07/2021 10:40

Whatsapp

 

Prefeitura promove seminário de planejamento da administração pública

Finalidade do evento foi desmistificar os instrumentos de gestão para o servidor

Na tarde de quarta-feira (28), os secretários municipais e os servidores responsáveis pelas áreas administrativas da Prefeitura de João Monlevade participaram do 1º Seminário Instrumentos de Planejamento da Administração Pública, realizado no auditório Leonardo Diniz, na sede do Executivo.

Promovido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Controladoria Interna Municipal, o evento teve como objetivo esclarecer os processos e as ferramentas financeiras e orçamentárias e suas aplicações para garantir uma atuação mais eficiente da máquina pública.

Em sua apresentação, a economista Érica Rabelo, servidora lotada na Secretaria de Planejamento, falou sobre os instrumentos de planejamento governamental (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA), as receitas e despesas públicas, as fontes de recurso e a diferença entre orçamentário e financeiro na administração pública. 

Os processos relativos às compras públicas foram apresentados pela controladora interna do município, contadora Angélica Drumond. Os temas abordados englobaram compra direta, modalidades e prazos, preenchimento de requisições, orçamentos, formas de contratação e o funcionamento da licitação para compras públicas.

Balanço

“Essa foi a primeira vez que a administração municipal promoveu uma atividade com esse foco e realizado pelos próprios funcionários de carreira. Precisamos capacitar os servidores para evitar o retrabalho e agilizar o andamento dos processos internos. Acima de tudo é importante conscientizar sobre a responsabilidade com o recurso público”, frisou Angélica Drumond.

Érica Rabelo destacou a necessidade e a importância da multiplicação dos conhecimentos técnicos aos servidores, considerando a responsabilidade de cada um na gestão eficiente e racional dos recursos públicos. Ela parabenizou a presença e a interação das autoridades competentes nos temas abordados. “Um exemplo claro e responsável das obrigações assumidas com o município”, pontou.

Na avaliação do secretário de Planejamento, Fabrício Lopes, o evento superou as expectativas. “A participação de funcionários de todas as pastas mostra que estamos no caminho certo. Adianto que outras capacitações para o fortalecimento do corpo técnico, integração e valorização do servidor já estão sendo planejadas”, finalizou.


Imagens