Conferência Municipal da Assistência Social é realizada em João Monlevade

Publicado em: 23/07/2021 13:59

A Conferência também foi transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura de João Monlevade

Na manhã da última quinta-feira (21), foi realizada a XI Conferência Municipal de Assistência Social de João Monlevade. O evento, que reúne representantes do governo, da sociedade civil organizada e da população - usuários dos serviços socioassistenciais, continua nesta sexta-feira (23) pela plataforma Zoom Meet e transmissão pelo canal do Youtube da Prefeitura

(https://www.youtube.com/channel/UCGDM81aE2iF1WGqzbpPf9xA).
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a Proteção Social”, o evento tem como objetivo debater os principais desafios e propor novas diretrizes a serem implementadas acerca das políticas públicas da Assistência.

Em seu pronunciamento, a secretária de Assistência Social, Marinete Morais  agradeceu a presença de todos na Conferência e de todos que acreditam numa gestão popular.  “Inicio minha fala com um slogan muito significativo neste tempo de lutas e de resistências ‘ninguém solta a mão de ninguém’ e quero dizer que esta Conferência é um espaço privilegiado de deliberação e de controle social”, comentou.

Durante o encontro, o vice - prefeito Fabrício Lopes (Avante) parabenizou o empenho do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e da Secretaria Municipal de Assistência Social na realização da Conferência. “Tenho certeza que aqui as metas e novos norteamentos serão traçados com muita firmeza”, ressaltou.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), agradeceu a presença de todos, bem como da palestrante Simone Albuquerque. “Umas das razões pelas quais estou aqui se deve a Simone, que é uma grande referência da Assistência não somente em Minas Gerais mas em todo Brasil”, comentou o prefeito, que lembrou ainda que a assistente ajudou na elaboração do seu plano de governo na área social.   Dr. Laércio acredita que a realização da Conferência vai nortear a implantação de políticas públicas sociais do governo municipal.

A abertura dos trabalhos foi feita pela presidente do Comas, Virgínia Lima. Ela explica que a Conferência é um espaço de tempo que reúne três forças:  governo, trabalhadores e usuários para participação na gestão. “Nós estamos juntos e é para valer numa gestão participativa”, disse Virgínia.

Palestra – A palestra da Conferência Municipal foi ministrada pela assistente social Simone Aparecida Albuquerque, que é monlevadense e atual diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, ela foi diretora do SUAS do Ministério do Desenvolvimento Social.
O evento contou também com a participação da assistente social Geisiane Lima Soares, que foi vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG) e ex-assessora da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.  Atualmente, Geisiane é assessora técnica dos atingidos pela barragem de Brumadinho pelo Instituto Guaicuy.

Presenças - O encontro foi realizado com parte do público presente no auditório Leonardo Diniz Dias, na Prefeitura de João Monlevade, e com participação virtual da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), Ivone Pereira Castro Silva, e do presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Gustavo Maciel.

Fotos: Regiane Ferreira/ AcomPMJM