Prédio da Secretaria Municipal de Saúde passa por mudanças para melhor atender a população

Publicado em: 20/07/2021 13:14

A Prefeitura de João Monlevade está fazendo uma série de mudanças e reformas no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Antigo PA) no bairro Belmonte, com o intuito de melhorar o atendimento à população. De acordo com a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, apesar de estarem em curso, algumas melhorias já estão em funcionamento.

É o caso da instalação de senha eletrônica, para os pacientes que procuram o setor de exames laboratoriais. Localizado no primeiro andar do prédio, com acesso pela avenida Wilson Alvarenga, o laboratório é onde os pacientes fazem exames como hemograma, glicemia, colesterol, urina, secreção, entre outros.

A bioquímica Arielle Oliveira, que trabalha no setor, explica que além de otimizar o fluxo dos pacientes, a senha eletrônica aperfeiçoou o atendimento. “Ficou mais organizado. Antes acontecia de chamar o paciente e ele não ouvir. Com a senha eletrônica os pacientes não enfrentam mais este problema”, explicou.

Consultórios médicos reformados
Outras alterações são relativas à Policlínica, que funciona no terceiro andar, com acesso pela avenida Getúlio Vargas. No local, oito salas, entre elas cinco consultórios médicos, passam por reformas. Os ambulatórios dedicados ao atendimento ginecológico e a medicação estão completamente reformados. As demais estão com a pintura em fase de conclusão.

O setor de arquivo, com os prontuários médicos existentes na Secretaria de Saúde, foi transferido do primeiro para o terceiro andar. A coordenadora da Policlínica, Márcia Aparecida Fonseca, explicou o motivo da mudança. “Ocorria de um paciente procurar a Policlínica e, quando era necessário o prontuário, ele precisava se deslocar até o primeiro andar e trazer o documento para o andar de cima”, informou.

Recepção e atendimento pós-Covid
A recepção da Policlínica também foi modificada e agora está na porta de entrada. Antes, o paciente que buscava atendimento, ao adentrar no recinto, tinha que atravessar um corredor que passa pelos consultórios médicos, para só depois chegar à recepção.

A secretária de Saúde, Raquel de Paiva Souza Drumond explica que esta melhoria serve a dois propósitos. O primeiro é que os pacientes sejam recepcionados assim que acessarem o prédio pela avenida Getúlio Vargas.

O segundo objetivo está relacionado a transformação do Serviço de Fisioterapia Municipal (Sefim) em um centro de reabilitação, com atendimento pós-Covid e a pessoas com deficiência. “O espaço que antes era ocupado pela recepção, será utilizado para implantação de serviços que são compromissos da atual administração, como o atendimento pós-Covid”, concluiu.