Prefeitura homenageia servidores aposentados que aderiram ao PAI

Publicado em: 19/07/2021 16:19

Prefeitura homenageia servidores aposentados que aderiram ao PAI

Funcionários que dedicaram anos à administração municipal receberam certificado de reconhecimento

A Prefeitura de João Monlevade homenageou, na tarde dessa sexta-feira (16), os seis primeiros funcionários aposentados que se desligaram do serviço público, por meio da adesão ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).

Os servidores aposentados aproveitaram a oportunidade do Programa e decidiram iniciar um novo ciclo de vida.

A auxiliar de serviços gerais, Ademertirles das Neves Lourenço (59), trabalhou 31 anos e nove meses na administração pública. Há sete anos aposentada, afirma que o PAI foi um incentivo para se desligar. “Vou me dedicar à minha mãe e também cuidar de mim. O programa é muito bom porque posso sair mais tranquila e dar oportunidade a outras pessoas”, declarou.

A técnica de enfermagem, Maria da Conceição André Matozinhos (68), é outra servidora que aproveitou os benefícios do PAI para sair da Prefeitura. “Por 15 anos trabalhei em João Monlevade ajudando a cuidar da saúde das pessoas. Agora vou cuidar da minha saúde”, revelou.

O secretário municipal de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, afirmou que desde o início do governo, era um anseio possibilitar que os aposentados da prefeitura se desligassem com uma certa dignidade. O chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva reforçou que “o incentivo era um sonho antigo dos trabalhadores”.

Para a presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores do Serviço Público de João Monlevade (Sintramon), Isaura Tereza Bicalho, a concretização dessa ação no acordo coletivo foi histórica para o sindicato. “É uma valorização do servidor público”, comemorou.

O assessor de Governo, Gentil Bicalho, também considerou a conquista histórica. “O respeito dos nossos governantes e do Sintramon para com o servidor público, e, acima de tudo, a todos que fizeram a história de João Monlevade têm que ser aplaudidos”, destacou.

Orgulho

Aos 72 anos, o motorista José Ladainha tem orgulho em dizer que nunca se envolveu em acidentes de trânsito. “São mais de 32 anos na Prefeitura e jamais bati o carro. Só digo que se precisarem de mim, podem me chamar para ajudar”, brincou.

Alencar Tavares (57), está há mais de 33 anos servindo à população monlevadense na Prefeitura de João Monlevade. Já foi vigia, atuou no setor de limpeza e por último exerceu a função de pedreiro. “Aposentei há três anos, mas continuei trabalhando. Agora quero descansar e dar uns passeios. Fico feliz por ter deixado tantas amizades em meu serviço”, comentou.

PAI

O PAI foi implantado este ano, por meio do acordo coletivo firmado entre o Executivo e o Sintramon, e garante ao servidor aposentado que aderir ao programa metade do aviso prévio indenizado, 40% de indenização sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a integridade das verbas trabalhistas devidas quando da rescisão, entre outros direitos.