Agentes Comunitários de Saúde de João Monlevade recebem capacitação sobre e-SUS

Publicado em: 25/06/2021 07:59

Agentes Comunitários de Saúde de João Monlevade recebem capacitação sobre e-SUS

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. O treinamento abordou o e-SUS e foi realizado na quarta-feira (24), no auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura.

O e-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o trabalho das equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar o atendimento ao cidadão. Ele permite, entre outras coisas, manter um registro individualizado dos atendimentos de cada usuário do SUS.

Entretanto, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município, Renata Caroline Braulio de Moura, alega que o setor identificou que muito da produção das ACSs não é lançada no sistema do e-SUS.

Com base nesse diagnóstico, Renata Moura destacou que o conteúdo mereceu especial atenção na capacitação dada pela Prefeitura. “O lançamento da produção é que faz crescer e melhorar a atenção primária do município. O treinamento visa capacitá-los, para que consigam lançar a própria produção no sistema”, ressaltou.

O treinamento é mais um promovido pela atual administração visando qualificar os 15 ACSs recém contratados mais os que estavam em atividade. Outros 20 agentes foram chamados para completar as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que estão desfalcadas. Eles também receberão treinamento.