Auditoria no DAE vai investigar contas da autarquia

Publicado em: 18/06/2021 09:40

Auditoria no DAE vai investigar contas da autarquia

Processo para contratação de empresa especializada está em andamento

As contas do Departamento de Água e Esgoto de João Monlevade (DAE) vão passar por criteriosa análise técnica feita por empresa especializada em auditorias. A ação visa dar mais transparência aos dados públicos, além de apontar eventuais irregularidades ou informações que precisam ser corrigidas visando a saúde financeira da instituição.

O diretor do DAE, José Afonso Martins, disse que o edital do processo licitatório para a contratação da empresa está em fase de elaboração e será publicado nos próximos dias. Ele também explicou que a auditoria poderia ser contratada por meio de profissionais com notória especialização na área, mas o DAE optou pela licitação para garantir ainda mais transparência e lisura ao processo.

A auditoria no DAE é um dos pedidos da população e compromisso assumido pela administração municipal

Estudo econômico-financeiro

O DAE forneceu há alguns dias à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) documentos contábeis para a elaboração de um estudo econômico-financeiro da autarquia. Com base nos documentos, a Arisb emitiu uma nota técnica com revisão tarifária dos serviços de água e esgoto do município de João Monlevade e uma reavaliação das condições gerais da prestação de serviços e do DAE.

Na nota técnica, a Arisb afirmou a necessidade de reposicionamento tarifário de, inicialmente 15,56 %, mas após considerações e retirando valores para investimentos, ficou definido 13,24%. No documento, a Agência alega que o índice ocorre “devido ao desequilíbrio entre o atual patamar de receitas e a soma das despesas de exploração projetadas e investimentos previstos”.

As informações da Nota Técnica estão disponibilizadas no site do DAE. A população também pode avaliar os serviços prestados pela autarquia, por meio de uma Consulta Pública, que vai até o dia 24 de junho. Os documentos estão disponíveis no site do DAE: www.daejoaomonlevade.com.br.

Melhorias

O DAE, nos últimos seis meses, tem promovido diversas melhorias em todo o sistema de produção e distribuição de água. Destacando:

- Duplicação da rede na região das Pacas: parceria com Cemig que prevê instalação de 27 postes e um religador microprocessador automático, o que vai minimizar as interrupções de energia nas estações de captação e tratamento de água.

- Troca das chaves fusíveis e pára-raios da rede elétrica das Pacas: elimina as variações de tensão na rede elétrica, que alimenta a estação de tratamento e captação, evitando assim falhas e queima de componentes nos painéis de comando. Os componentes apresentavam desgastes provocados com o tempo.

- Manutenção Preventiva/corretiva nos painéis da ETA: corrige problemas antigos e previne falhas e acidentes.

-Troca e instalação de novos registros nas redes adutoras: melhora a distribuição de água na cidade e nos casos de manutenção em adutoras, diminui o impacto de desabastecimento simultâneo em vários bairros da cidade.

- Reservatório do bairro Sion: cria uma rede adutora exclusiva para alimentar o reservatório R4, o qual é responsável pelo abastecimento de água de toda a região do Cruzeiro Celeste. Com isso, há uma melhora significativa no sistema de abastecimento de água daquela região.