Secretário de Saúde de Nova Era visita João Monlevade para conhecer projeto de atendimento pós-Covid

Publicado em: 18/06/2021 07:09

Atendimento pós-Covid-19

Secretário de Saúde de Nova Era visita João Monlevade para conhecer projeto

O Serviço de Fisioterapia Municipal de João Monlevade (Sefim) recebeu na quarta-feira (16) a visita do secretário de Saúde de Nova Era, Walder Gonçalves Drumond Simão. O secretário esteve com a coordenadora do Sefim, Isabela Farias Guedes Bezerra, para conhecer como o município está implantando o atendimento pós-Covid 19.

Durante a reunião, Isabela Farias explicou que o atendimento pós-Covid integra o projeto da atual administração de transformar o Sefim em um centro de reabilitação.

Ela destacou que além da reabilitação física, auditiva e psicológica, o local contará com um ambulatório para o atendimento de pacientes que tiveram coronavírus. A proposta é um compromisso de campanha do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT).

“A Covid-19 é uma doença que deixa diversas sequelas nos pacientes que sobrevivem. Sensibilizado pela dificuldade que muitos pacientes enfrentam depois de curados, o prefeito determinou a implantação desse atendimento à população”, disse a coordenadora do Sefim.

Reforma e capacitação

Para implantar o centro de reabilitação, o local onde funciona o Sefim passará por reformas físicas. O serviço está localizado no prédio da Secretaria Municipal Saúde, onde funcionava o antigo PA.

Além disso, a Prefeitura vem investindo na capacitação de profissionais que atenderão no futuro centro de reabilitação. Em 29 de janeiro, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e o Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional (Crefito), realizou um circuito de atualização em reabilitação pós-Covid 19.

Isabela Farias ressaltou que os agentes comunitários de saúde (que já trabalham na Estratégia em Saúde da Família, mais os 15 recém contratados, e outros 22 que serão chamados) receberão treinamento para referenciar os pacientes pós-Covid do município. “Isso será feito para o encaminhamento desses pacientes para a reabilitação”, explicou a coordenadora.

O secretário de Saúde de Nova Era considerou a visita muito produtiva. Walder Simão argumentou que a Prefeitura de Nova Era estuda formas de implantar o atendimento pós-Covid e, por isso, busca na região iniciativas semelhantes em municípios vizinhos.