João Monlevade e Bom Jesus do Amparo vão coordenar Câmara Técnica de Cultura

Publicado em: 31/05/2021 17:07

Nadja Lírio assumirá a coordenadoria junto com Ivan Fonseca de Bom Jesus do Amparo

A diretora presidente da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, Nadja Lírio Furtado e o secretário de Cultura e Turismo de Bom Jesus do Amparo, Ivan Fonseca Rodrigues foram eleitos coordenadores da Câmara Técnica de Cultura da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi). O secretário da Câmara Técnica será o representante de Rio Piracicaba, Vagner Braga Paiva.

A reunião ocorreu na última quinta-feira (27), na Amepi e contou com a presença de representantes das cidades de Nova União, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Dom Silvério, Itabira, Catas Altas, São Domingos do Prata e Bela Vista de Minas.

A criação da Câmara atende uma demanda de municípios da região em desenvolver novas fórmulas de realização de eventos bem como fomentar a circulação de artistas na região.

Para Nadja Lírio, é uma alegria imensa fazer parte da construção desse espaço de diálogo e cooperação. “Quando procurei a Christiane Vale (secretária Executiva da Amepi) com a ideia de fundar um Consórcio de Cultura entre os municípios do Médio Piracicaba, ela acolheu a ideia no mesmo momento. Desde então, os 12 municípios aderiram e várias ideias surgiram”, comenta.  Nadja Lírio cita ainda que uma das conquistas deste espaço é o curso que estará disponível em breve para todos os gestores dos municípios associados em Gestão Cultural com o professor Bernardo Mata Machado. “Os gestores estão inspirados a trabalharem juntos pelo desenvolvimento de suas cidades e é bonito de se ver,” comenta.