Pacientes do Sésamo presenteiam servidores da Policlínica com trabalhos manuais

 

Publicado em: 19/05/2021 15:27

Whatsapp

 

Pacientes da Saúde Mental de João Monlevade presenteiam servidores da Policlínica com trabalhos manuais

Pacientes do Serviço de Saúde Mental de João Monlevade (Sesamo/CapsII) presentearam com flores artesanais os servidores municipais da Policlínica (antigo PA) e pessoas que estiveram no local, nessa terça-feira (18). As flores foram confeccionadas pelos próprios pacientes nas atividades desenvolvidas no Sesamo.

A ação integra as comemorações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, instituído no dia 18 de maio. A data marca a luta de profissionais da saúde mental, familiares e usuários por um tratamento digno, humanizado e em liberdade.

Além das flores, os pacientes também entregaram um cartão com a frase “O que cura é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito”. O texto é de autoria da psiquiatra Nise da Silveira, reconhecida por sua contribuição na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil.

Todos os anos o Sesamo promove atividades e uma passeata pelas ruas da cidade para sensibilizar a sociedade para a Luta Antimanicomial. Porém, este ano, em função da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus, a entrega das flores artesanais foi a única atividade externa realizada pelo serviço mental.