Prefeitura de João Monlevade prossegue com vacinação de pessoas com comorbidades

Publicado em: 08/05/2021 15:04

Na próxima segunda-feira e terça-feira (10 e 11 de maio), a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), prossegue com a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus em pessoas com comorbidades.

Serão vacinadas: quem tem síndrome de Down, de 18 a 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física permanente cadastrada no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

A vacinação ocorrerá em quatro locais, de 8h as 15h: Centro de Saúde do bairro Novo Cruzeiro (a pé); Centro Educacional, bairro Carneirinhos (a pé); Igreja Sagrado Coração de Jesus, em frente à Câmara Municipal (drive-thru) e na Policlínica - antigo PA, no bairro Belmonte (drive-thru).

Pacientes renais crônicos dialíticos estão sendo vacinados no setor de hemodiálise, próximo ao Hospital Margarida, onde fazem o procedimento médico.

Segunda dose em profissionais de saúde
Também na segunda e terça-feira, a Prefeitura dá continuidade à aplicação da segunda dose da vacina em trabalhadores e profissionais de saúde, no centro de saúde Padre Hildebrando, na Vila Tanque de 7h30 as 11 e de 13h as 15h.

Cópia de relatório médico deve ser entregue no ato da vacinação
Para se vacinar, além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço, as pessoas com comorbidade devem entregar uma cópia do relatório médico atestando a condição pré existente.

O relatório deve ter no máximo dois anos e precisa ser especificado conforme tabela de comorbidades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, publicada pelo Ministério da Saúde. Pessoas com síndrome de Down não precisam apresentar o relatório.

Quem tem Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40, precisa entregar um relatório de no máximo dois meses. Diabetes é a única comorbidade que os pacientes poderão entregar cópia de receita médica (com data máxima de um ano) para serem vacinadas.

Quanto às pessoas com deficiências, a conferência será feita por meio da lista de cadastrados no BPC, sendo necessário apenas a apresentação de CPF e documento com foto.

Confira a tabela das comorbidades no site da Prefeitura através do link:

http://pmjm.mg.gov.br/uploads/publicacao/tabela-comorbidades.pdf .