Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

DAE conclui manutenção de processo fundamental do tratamento de água

 

Publicado em: 15/03/2021 16:22

Whatsapp

 

DAE conclui manutenção de processo fundamental do tratamento de água


O Departamento de Água e Esgotos de João Monlevade (DAE) concluiu com sucesso a limpeza dos floculadores e decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA). A ação preventiva foi realizada na manhã desse domingo (14).

A manutenção dos  floculadores e decantadores é importante para não prejudicar o desempenho da primeira etapa do tratamento da água e sobrecarregar o funcionamento dos demais processos, como explica o diretor do DAE, Geraldo Amaral. "As impurezas que não são removidas na primeira etapa acabam se acumulando em outras fases do processo de tratamento da água", falou.  

Processo

Para entender um pouco mais sobre a importância da limpeza, Geraldo Amaral pontua que a floculação e coagulação são as primeiras etapas do tratamento de água. Essa fase é conhecida como clarificação e é onde a água, após captada apresenta aspecto barrento proveniente da presença de partículas sólidas muito pequenas, que não se sedimentam, dificultando sua remoção. Para remover os fragmentos que não afundam, é realizado o processo de coagulação, que consiste em adicionar produtos químicos, sob uma forte agitação, fazendo com que essas pequenas impurezas se agrupem.

Na etapa seguinte, a chamada floculação, a agitação é reduzida gradativamente com a finalidade de aglutinar mais partículas que se encontram em dispersão. "Nos floculadores a água passa por um percurso, formando flocos maiores e pesados. Quando as partículas se aglutinam, elas passam para a próxima fase do tratamento, que é a decantação. No processo de decantação os flocos mais pesados que se formaram nos floculadores, se decantam, isto é, afundam e são depositados no fundo dos decantadores. Daí a necessidade de limpezas periódicas. Posteriormente, a água da superfície segue para filtragem”, explica Geraldo Amaral.

Como a água bruta captada no Rio Santa Bárbara contém resíduos orgânicos, partículas em suspensão e microorganismos, todos os processos realizados na ETA são primordiais para que esses resíduos sejam eliminados e se tenha água potável e de qualidade no abastecimento de casas e comércios de João Monlevade.