PEAS nas escolas de Monlevade

Publicado em: 12/05/2014 13:29

PEASNAS ESCOLAS DE MONLEVADE

Alunos do Centro Educacionalparticipam de atividades do Programa de Educação Afetivo-Sexual, desenvolvidopelas secretarias municipais, junto à ArcelorMittal

Cerca de 200alunos do Centro Educacional de João Monlevade participaram, na tarde deterça-feira, 6, de um momento de informação e reflexão com profissionais dasSecretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. As palestrasforam ministradas pela enfermeira Ana Paula, a fisioterapeuta Érica e acoordenadora e assistente social do CRAS, Patrícia Oliveira, sob a coordenaçãoda referência técnica do PEAS, Maria Luiza Maciel.

Foramabordados temas sobre postura e higiene corporal, ergonomia escolar, atividadesfísicas, alimentação saudável e, ainda, orientações sobre violência sexual.

Maria Luizaressaltou a importância do Peas nas escolas, como mais uma possibilidade paradiscussão dos vários assuntos que podem ajudar os adolescentes a tomaremdecisões mais acertadas para a sua vida.

Ao estimularque adolescentes discutam e reflitam sobre temas relacionados à sexualidade e àsaúde reprodutiva, o Programa de Educação Afetivo-Sexual – PEAS aposta naformação de jovens mais conscientes, atuantes e com comportamento mais seguro.

O Programa é desenvolvido desde o ano de 2000, em seis escolas municipais deJoão Monlevade: Centro Educacional de João Monlevade, Cônego José Higino deFreitas, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal do Promorar, EscolaMunicipal Governador Israel Pinheiro e Escola Municipal Germin Loureiro. Eletem como proposta contribuir para o desenvolvimento pessoal e social deadolescentes, estimulando a solidariedade, a cidadania e a participação. Alémdisso, busca a diminuição dos índices de gravidez não planejada, doençassexualmente transmissíveis, uso de drogas, violências e problemas derelacionamento na adolescência.

O PEAS é realizado através da Secretaria Municipal de Saúde e SecretariaMunicipal de Educação, com parceria da ArcelorMittal.