PREFEITURA DE JOÃO MONLEVADE REALIZARÁ TESTAGEM DA COVID-19 POR DRIVE-THRU

Publicado em: 24/07/2020 08:13 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Saúde realizará exames sorológicos de covid-19 por Drive Thru.

Para isso, o Laboratório Municipal de Análises clínicas disponibilizará para atendimento, uma equipe com bioquímicos/biomédicos, técnicos em patologia e auxiliares administrativos.

O atendimento ocorrerá de 07 às 12 horas por ordem de chegada dos veículos nos dias 25 e 26 de julho e 01 e 02 de agosto. Serão atendidas 50 pessoas a cada dia, onde os carros serão recepcionados na Avenida Getúlio Vargas, 2640, Belmonte - Antigo PA.

Para o atendimento será necessário a apresentação dos documentos pessoais (Identidade e cartão do Sus e comprovante de endereço) e preenchimento de um formulário próprio que será disponibilizado no momento do atendimento.

Os resultados serão entregues no mesmo dia, no centro de Referência covid-19 em horário especificado no Protocolo de atendimento que será fornecido no ato da coleta.

Legenda: Imagem de teste realizado pela Prefeitura de Goiânia.

Tirando dúvidas

A secretaria de Saúde vai fazer só 200?

Em drive thru no momento sim, via laboratório. Com base nestes dados coletados será feita uma triagem e novas decisões serão tomadas. Será preciso fazer mais? Quantos? Para chegar a um índice seguro?

Mas João Monlevade só vai testar 200 pessoas em uma população de 84 mil?

Não. Já são testadas diariamente 30 pessoas por dia na secretaria de Saúde. São cerca de 900 pessoas testadas em 30 dias. Mais esse número de 200.

Ah, mas vai aparecer um monte de gente pra testar?

Por isso o sistema mais protetivo é usado. Drive thru. Será muito rápido. Assim que acabar o teste haverá o aviso.

Estão beneficiando só uma parcela da população

Numa amostragem se busca beneficiar toda uma população. Você sai do escuro total e tem mais dados sobre um assunto.

A Prefeitura vai ficar nestes 200 testes?

Com base nos dados de evolução ou involução e com esses 200 + os 30 dias, serão tomadas novas decisões.

Os 30 testes/dia na secretaria de saúde continuam?

Sim. São testadas pessoas num perfil definido por um protocolo criado pelo Ministério da Saúde.

Quanto custa um teste?

Hoje a Prefeitura compra por R$ 125,00.

Quanto custaria para testar toda a população uma única vez?

R$ 10,5 milhões.

E se aumentar o número de casos após a testagem?

Mais dinheiro público.

João Monlevade precisa realizar testes?

Quanto mais pessoas testadas, obviamente, mais segura fica a secretaria de saúde sobre índice da doença. Isso possibilita tomar decisões seguras.

Então por que não testa mais?

É a vontade de todo município. A cidade já coleta 900 amostras em média de 30 dias. Serão mais dados. Comprar testes tem uma burocracia que deve ser seguida pelo poder público, mesmo em decreto de regime especial. Precisa ter responsabilidade, buscar o fornecedor mais em conta e que consiga, de fato, atender à demanda. JM hoje tem CTI, ala de Covid no HM e hospital de campanha.