Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

PREFEITURA PEDE POPULAÇÃO PARA REDOBRAR CUIDADOS NA PREVENÇÃO À COVID-19

 

Publicado em: 20/07/2020 10:52 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

Whatsapp

 

A Prefeitura de João Monlevade trabalha, diariamente, na conscientização da população com sua equipe nas ruas orientando as pessoas. Um estudo feito pelo comitê de enfrentamento da Covid-19 na cidade aponta para o relaxamento da população. O momento é de considerar que o risco não passou e que precisamos que a população se cuide.

Conforme o levantamento, de cada 10 pessoas que transitam na região de Carneirinhos, uma está sem máscara. Nos bairros o levantamento também está sendo realizado. Já se sabe que em três regiões o número de infectados está maior. Loanda, região do Novo Cruzeiro / Cruzeiro Celeste e Novo Horizonte. O estudo estatístico é coordenado pelo engenheiro e servidor público, Ricardo Policarpo.

De acordo com Ricardo Policarpo, “vivemos um momento de retomada da conscientização visando a prevenção e a diminuição da disseminação da Covid-19. Assim, para evitar a propagação, é preciso redobrar a higienização, usar máscara sempre que sair de casa e evitar aglomerações. Nosso levantamento estatístico é fruto de observações dos fiscais de posturas e dos servidores que trabalham nas ruas e no comércio na prevenção da doença, fazendo relatórios diários. Estamos elaborando a aplicação de uma pesquisa junto à população para comprovar esses dados”, disse Ricardo. 

A Prefeitura de João Monlevade trabalha com várias ações de conscientização, realizou o fechamento e a reabertura gradual do comércio no momento certo obedecendo às determinações de especialistas do Estado de Minas Gerais, o fechamento de espaços públicos, dentre outras ações. Estamos passando bem pelo momento mais difícil da Saúde nos últimos 100 anos e preparados com quase 70 leitos sendo montados no hospital de campanha e mais o Hospital Margarida que é um dos poucos no interior com CTI. Não fosse essa condição, já teríamos perdido mais vidas para a doença.

João Monlevade, cidade com 84 mil habitantes e que recebe pessoas de toda a região tem, infelizmente, um óbito de um paciente de 90 anos com histórico de 15 anos de problemas pulmonares. Nesta situação é mais difícil salvar a vida, como a maioria que precisou do atendimento, inclusive um idoso que foi salvo no CTI.

Diante desse cenário, é preciso que todas as pessoas se conscientizem da importância de se proteger e proteger o próximo. A Prefeitura instalou pontos para lavar as mãos e os comércios e locais em funcionamento seguem um decreto municipal tendo que oferecer álcool em 70 graus ou em gel para os clientes e funcionários. Funcionário com quadro gripal deve ser mandado para casa por 14 dias. Grupo considerado de risco deve trabalhar remotamente em casa. Quem tem acima de 60 anos e aposentados, devem ser mantidos em casa.

A Prefeitura está fazendo a parte dela e o Estado acaba de abrir uma pesquisa pública sobre quais setores devem funcionar nesse momento. Para participar você deve entrar no link http://www.consultapublica.mg.gov.br/ConsultaPublica.aspx e se inscrever com CPF. Lá você deve explicar a situação de sua cidade e por que você acredita, ou não, que determinado ou determinados setores devem abrir.

A Prefeitura de João Monlevade pede que a população continue colaborando, inclusive na prevenção. Sugira para quem não está cumprindo as normas que o faça. A Prefeitura tem planos de recuperação para os setores mais atingidos à medida que a lei permitir fazer. Juntos vamos vencer e depois nos recuperar deste momento tão delicado.