PREFEITURA DE JOÃO MONLEVADE CRIA COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Publicado em: 17/03/2020 08:37 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade formou uma comissão de enfrentamento ao Coronavírus, o COVID-19. Essa comissão é composta pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Assistência Farmacêutica.

Em nota, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Viviane Ambrósio Passos, lembra que “Minas Gerais publicou o Decreto 113 de 12 de março de 2020 que declara a situação de emergência em saúde pública em razão de surto de doença respiratória. Diante disso, é fundamental a adoção de medidas individuais e coletivas para prevenir a ocorrência de casos em todo o território estadual. Até o momento, João Monlevade apresentou 3 casos suspeitos do Coronavírus, todos de pessoas que estiveram fora do país, sendo que um caso já foi descartado, apresentando exame negativo para a doença”, afirmou Viviane.

Diante desse cenário, foram suspensas as reuniões de grupos de hiperdia, tabagismo, aleitamento materno, entre outros realizados pela Atenção Primária. Os serviços de fisioterapia e odontologia do município estão orientados a identificar os pacientes com sintomas gripais e a reagendar o atendimento após melhora dos sintomas. Já as aulas das escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Educação ficarão suspensas de 17 a 31 de março.

A Secretaria Municipal de Saúde RECOMENDA algumas atitudes como: evitar o contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos; evitar, suspender ou adiar viagens para locais com casos de COVID-19; evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas; afastar das atividades laborais pessoas que estejam regressando do exterior por um período de 7 dias; adotar medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar); disponibilizar álcool nos estabelecimentos com circulação de pessoas, como restaurantes, farmácias, etc.; realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão, ou limpar com álcool 70%; manter os ambientes abertos e arejados naturalmente; manter uma distância social de no mínimo 2 metros; optar por eventos com transmissão virtual ou em locais abertos; evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, principalmente idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos; suspender eventos com grande número de participantes como, por exemplo, cultos, missas e bailes para a terceira idade.

Em caso de sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem procurar atendimento médico nos postos de saúde. A Secretaria recomenda a procurar o Pronto Socorro do Hospital Margarida apenas nos casos de falta de ar e esforço respiratório.

Para esclarecimentos, a população pode entrar em contato na VISA pelo telefone 3852-4402 ou com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde -CIEVS Cidadão Minas Gerias (31) 98272-0553.

A Prefeitura de João Monlevade reforça que preza pela segurança da população. As reavaliações e orientações serão constantes e todas as ações e mudanças decisórias serão prontamente comunicadas nos meios de comunicação oficiais.