Fornecimento de combustível para a Prefeitura de João Monlevade será através do modelo Gerenciamento de Frota

Publicado em: 17/01/2019 15:44 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade vai realizar, no próximo dia 24, pregão presencial para contratação de empresa de Gerenciamento de Frota, na modalidade fornecimento de combustível, durante todo o ano de 2019.

Conforme o Edital, publicado no último dia 8, a empresa contratada deverá fornecer sistema informatizado e integrado de abastecimento, por meio de cartão magnético, ou login com senha e credenciar postos de combustíveis para uso do sistema em todo o território nacional. Deverá também implantar sistema de gerenciamento online, com fornecimento de relatórios, capacitação de pessoal e permitir a identificação de motoristas que estão fazendo o abastecimento.

O modelo, chamado de quarteirização, já está sendo utilizado em muitas gestões públicas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Estaduais e Governo Federal, e é recomendado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) como ferramenta essencial da boa gestão. Dentre os vários benefícios, destaca-se o maior controle da utilização da frota, economia no abastecimento (porque o usuário poderá optar pelo posto que estiver com o melhor preço) e transparência no serviço, uma vez que todas as ações são gerenciadas online. Outro benefício importante é o controle que poderá ser feito através da validação de parâmetros pré-definidos, como a identificação dos veículos, cota de consumo e gestor responsável pelas autorizações de fornecimento.

A mudança na operacionalização desse serviço este ano foi definida para melhorar a gestão e controlar os gastos de forma mais eficiente. Outro fator é que, através desse novo processo, as informações gerenciais poderão ser acompanhadas online, em tempo real, proporcionando um controle mais rígido dos gastos, mais transparência e economia para os cofres públicos.

A prefeitura de João Monlevade tem hoje 55 veículos, entre carros de passeio, caminhonetes, ônibus e caminhões, e gasta anualmente em torno de 100 mil litros de gasolina e 67 mil litros de óleo diesel.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura (www.pmjm.mg.gov.br), em Licitações.