Casa de Cultura cadastra artistas para site cultural da região

Publicado em: 24/07/2014 13:45

Entreos dias 23 e 29 de julho, a Prefeitura de João Monlevade, através da FundaçãoCasa de Cultura, estará realizando o cadastramento dos artistas da cidade. Oobjetivo do cadastro é reunir informações e imagens dos artistas de JoãoMonlevade para integrar o site do Programa Circuito Cultural Vieira Servas.

Poderãose inscrever artistas ligados às áreas de música, literatura, dança, teatro,artes plásticas, artesanato, pintura, moda, audiovisual, fotografia, culturadigital, circo, folclore, dentre outros. Os interessados deverão preencher oformulário do Circuito Cultural Vieira Servas (disponível para download no siteda Prefeitura de João Monlevade) e entregar na Fundação Casa de Cultura (RuaTimóteo, 172 – Lucília), de 7 às 11 e de 13 às 17 horas, juntamente com umCD/DVD contendo portfólio com imagens digitais de trabalhos que representem asua trajetória artística (mínimo de 3 e máximo de 8 fotografias).

Osite será apresentado no próximo dia 8 de agosto durante o II SEMINÁRIOCIRCUITO CULTURAL VIEIRA SERVAS, no Centro Cultural de São Gonçalo do RioAbaixo, quando será realizado debate e reflexão sobre o Patrimônio HistóricoCultural da região. Na ocasião será lançado e distribuído o livro As Geraes deServas: Circuito Cultural Vieira Servas.

Apartir do dia 8 de agosto, os artistas que não tiverem realizado o cadastropoderão fazê-lo a qualquer momento, apresentado à Fundação Casa de Cultura osmesmos documentos citados acima. Na medida em que forem se cadastrando, asinformações serão acrescentadas ao site.

OPrograma “Circuito Cultural Vieira Servas: Promoção, Educação e Informação parao Patrimônio Cultural” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão daUniversidade Federal de Minas Gerais (PROEX – UFMG) e da Fundação Rodrigo MeloFranco de Andrade (FRMFA), em parceria com a Associação dos Municípios daMicrorregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI) e cidades da região.

OCircuito tem como objetivo promover a convergência de esforços para o desenvolvimentode estudos e pesquisas sobre o legado artístico-cultural de Francisco VieiraServas e de ações de educação patrimonial e de preservação da memória epatrimônio cultural da Região do Médio Rio Piracicaba.

FICHA DE INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI: www.pmjm.mg.gov.br/publicacao/

VieiraServas

FranciscoVieira Servas foi um escultor e entalhador de grande importância dos doisúltimos períodos do Barroco mineiro. Apesar da riqueza histórica e cultural desua obra, reconhecida internacionalmente, esta tem sido relativamente esquecidano Brasil.

Coma proposta preservar e valorizar a identidade histórica e cultural do Médio RioPiracicaba, a partir do legado de Servas, o Circuito Cultural é um programa deresgate da identidade cultural de 17 cidades do Vale do Médio Piracicaba, emMinas Gerais, que durante o século XVIII e primeira metade do XIX, destacou-sedentro do panorama da Arte Sacra em Minas Gerais por ter sido o local em queviveu e funcionou o atelier de um dos mais importantes Mestres Portugueses doBarroco Mineiro, Francisco Vieira Servas.

Nosúltimos 20 anos, com a publicação do livro do pesquisador e restaurador AdrianoRamos sobre o artista e entalhador português, muitas de suas obras têm vindo àtona, transformando sua figura num verdadeiro símbolo das artes em toda essaregião.