Prefeitura de Monlevade prepara ação para marcar o Dia Mundial de Combate à Hepatite

Publicado em: 14/07/2014 12:07

A Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, através da equipe do Programa Municipal de DST/AIDS de João Monlevade e a Cismepi, estão preparando uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho.

A equipe de DST/AIDS promoverá no próximo dia 21, no auditório da Prefeitura, a II Capacitação em Saúde – Práticas Seguras para Profissionais da Beleza. Essa ação tem o objetivo orientar manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, profissionais de piercings e maquiagem definitiva sobre os cuidados e prevenção que devem ser tomados nos estúdios, salão de beleza e lugares a fins, pois são locais transmissores da Hepatite.

As vagas são limitadas e os profissionais deverão fazer a inscrição gratuita na sede da Prefeitura, recepção, até o dia 14 de julho, de 7 às 10h30 e 13 às 16h30. No ato da inscrição não é exigido nenhum documento, o interessado deve apenas preencher a ficha de inscrição, informando o nome do estabelecimento, nome completo do interessado, endereço, telefone e atividade exercida. No dia do curso é solicitado que o participante traga o cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta toda a população que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Unidade de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, realiza diariamente, ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No CTA é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados. Os interessados podem ir até o local, não sendo necessário agendamento.

O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

Hepatite, proteja-se, informa-se!

As Hepatites Virais são causadas por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através das vias sexual e vertical (da mãe para o filho). O portador do vírus das hepatites B e C pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

As Hepatites Virais são assintomáticas na maioria dos casos, ou seja, o portador não sente nada após a infecção pelo vírus. Em algumas situações, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade que antecede a forma crônica. Nesses casos, o paciente pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares.

No entanto, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após a infecção, quando apresenta um caso grave de hepatite crônica com risco de cirrose e câncer no fígado. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.