Exposição, Nossa Cidade é a Nossa História, encanta a comunidade

Publicado em: 24/04/2014 14:45

Exposição “Nossa Cidade é a Nossa História” encanta a comunidade

Grande público prestigia a Exposição do Projeto “Nossa Cidade é a Nossa História”, que está sendo realizada pela Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Educação, até a tarde de hoje.

A Exposição teve início na terça-feira, 22, onde os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino tiveram a oportunidade de conhecer a cidade, através do resgate histórico e da análise dos aspectos atuais, e apresentar o produto desses estudos e pesquisas em uma exposição à comunidade monlevadense, protagonista desta história.

Hoje, 24, a exposição segue até as 17 horas, no Salão Nobre do Real Esporte Clube, quando serão premiadas as melhores produções do Concurso Fotográfico “Minha cidade sob um olhar encantador”, realizado entre alunos das escolas da cidade. O 1º lugar receberá um Notebook, o 2º lugar um tablet e 3º lugar uma máquina fotográfica.

Momento Gaston Barbanson

As pessoas que prestigiam a exposição “Nossa cidade é a nossa história” têm a oportunidade de visualizar o busto e o quadro de Gastor Barbanson.

Barbanson foi personagem fundamental na história da antiga Belgo – hoje ArcelorMittal, pois motivou a implantação de uma grande usina siderúrgica no país, considerando o negócio promissor, em especial, na antiga propriedade de Jean Monlevade, em São Miguel do Piracicaba. Ainda em 1920, toda a área foi adquirida pelo próprio Barbanson, incluindo as ruínas da antiga fábrica de ferro e a mina do Andrade, rica em minério da melhor qualidade, pertencente a Jean Monlevade. Portanto, se Barbarson não tivesse escolhido este local para os seus investimentos, talvez teríamos apenas uma fazenda em ruínas e ainda pertencêssemos a Rio Piracicaba.

O ex-presidente da Belgo Mineira, Antônio Polanczyk, ressaltou em seu discurso a importância de Barbanson na construção da cidade, disponibilizando recursos financeiros da mais alta valia para a estruturação da usina e das residências erguidas ao seu redor. “À época, foram transferidas à Louis Ensch, por solicitação de Barbanson, três parcelas, cada uma delas superior ao orçamento anual do Estado de Minas Gerais, para as obras nas terras adquiridas de Jean Monlevade”, frisou.

Nos próximos dias, o busto e o quadro de Gaston Barbarson serão expostos na Câmara Municipal e, posteriormente, serão alocados na sede da Prefeitura de João Monlevade. O município e a ArcelorMittal preparam projetos para a disseminação e popularização da história e importância deste personagem na história da cidade.