Monlevade realiza oficinas de capacitação sobre violência

Publicado em: 15/04/2014 14:50

Monlevade realiza oficinas de capacitação sobre violência

Nos meses de abril e maio, a Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 3ª Oficina de Normatização e Implantação de Protocolos de Atendimento às Vítimas de Violência do Município de João Monlevade.

Oito encontros serão realizados neste mês e no próximo mês, no Auditório Leonardo Diniz, na Prefeitura de João Monlevade, e a estimativa é de que aproximadamente 200 profissionais da educação infantil participem da oficina.

Este ano estão sendo capacitados os educadores da rede de ensino Municipal, Estadual e Particular. A princípio serão capacitados profissionais da Educação Infantil e, em seguida, serão agendados os encontros para os profissionais do Ensino Fundamental I e, depois, do Ensino Fundamental II.

A Administração Municipal prioriza iniciar as atividades com os educadores da Educação Infantil pelo fato de as crianças nesta faixa etária serem um público mais vulnerável e, muitas vezes, mais difícil de detectar a violência. As oficinas têm discussão de casos, dos tipos de violência, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, apresentação dos sinais e sintomas de crianças e adolescentes vítimas de violência, dos equipamentos CRAS e CREAS, além da discussão do fluxograma de atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

As oficinas são coordenadas por Joana Palheiros, Coordenadora da Enfermagem e Técnica de Referência do PEAS;Maria Luiza Maciel, também Técnica de Referência do PEAS; Tatiana Meireles, Coordenadora do CREAS; Patrícia Martins, Coordenadora do CRAS; e Vlazimeire Lopes, articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança.

As oficinas integram as ações referentes à Campanha "Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", desenvolvida pelo CREAS, em virtude da comemoração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.

[foto1][foto2]