Monlevade promove vacinação contra o HPV

Publicado em: 06/03/2014 09:19

Monlevade promove vacinação contra o HPV

No dia 8 de março, sábado, será realizada campanha em todos os postos de saúde da cidade

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 8 de março, data que é comemorado o Dia da Mulher, a Campanha de Vacinação contra o HPV em todos os postos de saúde do município, entre 8 e 17 horas.

Os pais, munidos com cartão de vacina e documento de identidade ou certidão de nascimento, deverão levar as adolescentes de 11 a 13 anos para se vacinarem com a 1ª dose da vacina contra o vírus HPV, que previne o Câncer de Útero.

Na semana passada, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde – VISA, realizaram palestra, no Plenário da Câmara Municipal, objetivando esclarecer e buscar a parceria dos educadores das redes municipais, estaduais e particulares para informar as adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados para não contrair o vírus HPV e sobre a importância da vacinação.

A parceria entre as Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde visa, com o apoio dos educadores, esclarecer as dúvidas das adolescentes e estreitar os laços para alcançar as metas estabelecidas para a vacinação da população.

HPV

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos.

Devido aos altos índices da doença, após ser realizado estudos e levantamentos, o Governo Federal optou por acrescentar a vacina contra o vírus HPV no calendário de vacinação de mais de 4 milhões de meninas de 11 a 13 anos e, em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. Essa vacina já está no mercado desde 2007 para a rede particular.

Para receber a dose, as adolescentes de 11 a 13 anos devem apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.  A opção pela faixa etária de 11 a 13 anos deve-se após estudos realizados, onde ficou comprovado que a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.