Protocolo de Manchester é implantado no PA

Publicado em: 07/02/2014 13:16

Protocolo de Manchester é implantado no PA

Atendimentos na unidade estão ocorrendo de forma tranquila, preconizando as urgências e emergências de acordo com classificação de risco

No início dessa semana, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao atendimento no Pronto Atendimento de acordo com as especificações do Protocolo de Manchester.

O procedimento tem como objetivo sedimentar o risco de gravidade do paciente e determinar o tempo de atendimento, segundo uma determinada classificação. Com a medida, há um grande ganho na assistência aos pacientes. A Administração Municipal acredita que a implantação do Protocolo otimize o atendimento aos usuários das UBS's e do PA.

Ao chegarem no PA, os pacientes recebem informações acerca do procedimento adotado. Aqueles classificados como azul e verde, e que possuem cobertura da Estratégia de Saúde da Família – ESF – onde residem, são encaminhados para as respectivas UBS’s e têm a consulta imediatamente agendada. Os demais são atendidos no PA.

Entenda o que é o Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento. O Sistema de Classificação de Risco (SCR) dispõe de 52 entradas, que se entende por fluxos ou algoritmos para a classificação da gravidade e avaliação codificada em cores. Os fluxogramas estão agrupados de forma a identificar sinais, sintomas ou síndromes que habitualmente motivam a ida do paciente a um Pronto Atendimento. A triagem é realizada por enfermeiros.

Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde. Quanto ao significado das cores, o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, ou seja, tempo zero. As demais cores laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 10 minutos, 60 minutos, 120 minutos e 240 minutos, respectivamente.