Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Publicado em: 23/01/2014 13:39

Prefeitura de Monlevade promove ação pelo Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, comemorado no último domingo de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará "O Dia da Mancha” na próxima terça-feira, 28. A ação objetiva informar a população sobre a doença e ajudar a identificar os sinais e sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce.

O Dia da Mancha ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde de João Monlevade, exceto no Centro de Saúde Nova Esperança. Todas as pessoas que possuem manchas de aparecimento inesperado, que não doem, não coçam e não incomodam devem comparecer à Unidade de Saúde mais próxima para realizar a avaliação. A equipe ressalta que manchas de nascença ou provocadas por ferimentos e queimaduras não são suspeitas.

A hanseníase tem cura e é tratada gratuitamente na rede SUS. O tratamento cessa a transmissão logo no início e, quando feito precoce e regularmente, evita as sequelas.

Abaixo segue os horários em que os postos realizarão as avaliações:

Centro de Saúde Laranjeiras

7 às 11h

Centro Social Urbano

Policlínica

Centro de Saúde Industrial

13 às 17h

Centro de Saúde Monlevade Centro

Centro de Saúde Santo Hipólito

Centro de Saúde Novo Cruzeiro

7às 11h e 13 às 17h

Centro de Saúde Padre Hildebrando

Saiba mais sobre a hanseníase

Os principais sintomas e sinais da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor e da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

A hanseníase é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita da doença não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas, além das orientações da equipe de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde