Prefeitura de Monlevade planeja ações para evitar proliferação da Deng

Publicado em: 03/01/2014 09:48

Prefeitura de Monlevade planeja ações para evitar proliferação da Dengue na cidade

A Prefeitura de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde, elaborou um Plano de Contingência afim de evitar a proliferação da Dengue na cidade. Algumas das ações previstas são permanentes e possibilita o enfrentamento de epidemias.

O objetivo do plano é não deixar os números de casos de Dengue aumentarem no município, além de conscientizar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para ajudar a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti de suas casas. Atualmente, são monitorados pela VISA cerca de 60 pontos estratégicos no município, como depósitos de ferros-velhos, cemitérios, dentre outros.

Além das atividades previstas no Plano Nacional de Controle da Dengue (inspeção domiciliar para tratamento focal e bloqueio de transmissão) de combate e prevenção à doença, estão sendo planejadas pela VISA palestras educativas em empresas e escolas; realização de peças de teatro nas escolas e praças; mutirões de limpeza nos bairros de maior incidência do mosquito transmissor; blitz Educativa conscientizando a população quanto à importância da limpeza de suas residências; reuniões em bairros com equipes de ESF, moradores e ACE (Agente Comunitário de Saúde), pulverização costal em caso de notificações ou denúncias confirmadas; e realização do Fumacê nos bairros com grande número de notificações, focos e casos confirmados.

Também estão previstos o resgate do comitê popular de mobilização e combate à Dengue, com participação de líderes comunitários, ONGs, setor privado e empresas e a mobilização de diversos seguimentos sociais, empresariais e governamentais, para a execução de ações preventivas, dentre outros. A parceria com a Câmara Municipal de João Monlevade e apoio das empresas ArcelorMittal e Vale, também é de extrema importância, quando são realizadas, por exemplo, diversas ações e a conscientização de alunos das escolas do município.

A Prefeitura de Monlevade está empenhada em minimizar e evitar que o município sofra com uma epidemia. Hoje, estão cadastrados 21.161 imóveis na cidade e a VISA possui 28 agentes de combate a endemias (ACE), três motos, uma pickup e um Fiat Uno que auxiliam nas visitas domiciliares.

Importante ressaltar que uma cidade saudável é conquistada através da conscientização dos seus habitantes, o que depende de ações compartilhadas entre diferentes setores da sociedade. Por isso, a ação educativa é um processo sistemático, contínuo e permanente que objetiva a formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a busca de soluções coletivas para os problemas vivenciados e a sua participação real através do controle social.

Saiba mais sobre a dengue

São quatro tipos diferentes de vírus. A dengue simples é considerada uma patologia branda e se assemelha a uma síndrome gripal. O enfermo sofre com febre elevada, fortes dores de cabeça e musculares, acompanhadas de erupção cutânea.

A dengue hemorrágica se manifesta pelo aumento do volume do fígado, fortes variações de humor (irritabilidade, cansaço e letargia) e hemorragias pelo corpo. Sem um tratamento intensivo, a dengue hemorrágica causa uma morte a cada cinco casos. Os óbitos são mais frequentes em bebês de colo e crianças pequenas.

Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável pela sua enfermidade. Entretanto, a cada contágio com um novo tipo, os sintomas são mais intensos e o risco de se desenvolver a dengue hemorrágica é mais alto.

O mosquito da dengue leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, a Prefeitura convoca toda a população para não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, calhas, lajes, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras, dentre outros. O único modo de se acabar com a dengue é limpar e retirar tudo o que possa acumular água e oferecer risco. Em média, 90% dos focos são encontrados em residências.

A Prefeitura de Monlevade, juntamente com a Vigilância em Saúde, pede o apoio da população nessa luta contra a doença. As situações de risco podem ser denunciadas pelo telefone 3852-3021.

A dengue pode roubar momentos importantes do seu dia e, até mesmo, a sua vida.