Prefeitura de Monlevade promove campanha contra Câncer Bucal

Publicado em: 23/10/2013 08:24

Prefeitura de Monlevade promove campanha contra Câncer Bucal

Na próxima sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde realizará exames para diagnostico de Câncer Bucal. Qualquer pessoa que tenha sintomas da doença pode procurar o Centro de Referência em Saúde Bucal – CRESB, localizado na Rua Dom Silvério, nº 45, bairro José Elói, no horário de 7 às 11horas e 13 às 17 horas, e passar por consulta. Não é necessário encaminhamento ou inscrição prévia.

O setor de Odontologia Municipal ressalta que neste dia serão atendidos somente casos que possam indicar sintomas da doença e que não serão realizadas consultas e marcações para os demais procedimentos odontológicos.

O número de pessoas que desenvolvem o câncer de boca tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, chegando ao oitavo tumor mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Faz-se necessário esclarecer que, para a denominação câncer de boca, inclui-se o lábio e a cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palatos duro e mole, língua oral e assoalho da boca).

O câncer de boca se manifesta por uma ferida na boca, esbranquiçada ou avermelhada, não-cicatrizável, dolorosa e persistente. O paciente também pode manifestar dificuldade para engolir, falar ou ter um aumento de linfonodoscervicais.

A melhor prevenção é não fumar e não beber. Dados comprovam que cerca de 97% dos casos diagnosticados com o câncer de boca estejam relacionados ao tabagismo. Além disso, é importante manter sempre uma boa higiene bucal e procurar atendimento médico sempre que houver alguma lesão persistente na boca. Para usuários de próteses mal-adaptadas, deve-se procurar o dentista protético para ajuste.

O câncer bucal pode ser diagnosticado precocemente por meio do autoexame, que consiste em observar, no espelho, todas as regiões da boca. Se sentir dor, desconforto ou, principalmente, se for etilista e tabagista, deve-se fazer o autoexame com frequência. As lesões chamadas iniciais, ou pré-neoplásicas, são de dois tipos: a leucoplasia e a eritroplasia. A leucoplasia é definida como uma lesão esbranquiçada, não-destacável, que não melhora após a remoção dos fatores causais e apresenta chance de se transformar em câncer numa proporção que varia entre 0,25% a 30%. Já a eritroplasia é mais rara e perigosa, consistindo numa lesão avermelhada da mucosa que, ao ser analisada ao microscópio, costuma já apresentar células cancerígenas.

O câncer de boca tem grande chance de cura quando o tumor é diagnosticado precocemente. Por isso é tão importante que as pessoas, em especial as fumantes, sejam orientadas a realizar autoexame e, na presença de lesões suspeitas, procurarem atendimento médico especializado.